Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2007 - 19h00

Venda de Natal teve maior alta em dez anos, estima ACSP

Publicidade

da Folha Online

O comércio paulista teve um Natal histórico, segundo estimativas da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) com base nas consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o sistema Usecheque. Segundo a Associação, o movimento médio de vendas teve crescimento de 7,9% no período de 1 a 25 deste mês, a maior variação dos últimos dez anos.

"Houve o aumento da oferta de crédito, mas não é somente isso: é também o aumento dos prazos de financiamento, o que influencia muito o consumidor, que compra porque a prestação cabe no bolso. É importante a queda do dólar, o que barateou muitos produtos, e além disso, algum aumento da massa salarial", avalia Emílio Alfieri, economista da ACSP.

As consultas ao SCPC, termômetro das vendas à prazo (com tíquete em torno dos R$ 300), tiveram crescimento de 7,7%. Já as consultas ao Usecheque, tradicional termômetro das vendas à vista, aumentaram 8,1%.

Alfieri projeta um crescimento de 7,5% para dezembro, fechando o ano com crescimento de cerca de 6%. Para 2008, o economista estima um crescimento na faixa de 6% a 7%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página