Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2007 - 13h26

Confiança do consumidor americano melhora em dezembro

Publicidade

da Folha Online

Contrariando as expectativas do mercado, o Índice de Confiança do Consumidor, do instituto privado Conference Board, teve um modesto ganho em dezembro e atingiu a marca de 88,6 ante 87,8 no mês anterior. A maioria dos analistas de bancos e corretoras projetava leitura de 86 neste mês.

O índice de avaliação da situação atual da economia voltou a apresentar recuo, de 115,7 em novembro para 108,3 neste mês. Já o índice que procura medir as expectativas dos americanos, no entanto, subiu de 69,1 para 75,5 entre os dois meses.

"A leve melhoria deste mês na Confiança [na economia] foi devido somente a um incremento no índice de Expectativas [que compõe o indicador geral]. A perspectiva dos consumidores, no curto prazo, quanto às condições para negócios, emprego, inflação e preços das ações melhorou marginalmente", afirma Lynn Franco, a diretora de pesquisa do Conference Board.

"Enquanto os consumidores estão menos negativos a respeito do curto prazo, estão longe de serem otimistas. De fato, no que se refere às perspectivas para o mercado de trabalho, os pessimistas agora superam os otimistas. E a respeito para as condições de negócios, a diferença entre os dois grupos é quase inexistente", acrescentou.

A pesquisa foi realizada com base em entrevistas feitas com consumidores nos EUA em 5.000 domicílios em todo o país, até o último dia 18.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página