Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2008 - 07h49

Virgin faz primeiro vôo de companhia aérea com biocombustíveis naturais

Publicidade

da Efe, em Londres

A Virgin Atlantic se tornará hoje a primeira companhia aérea comercial a cruzar os ares usando biocombustíveis, segundo informa a empresa neste domingo.

Em colaboração com a Boeing e a fabricante de motores General Electric, a companhia aérea do milionário Richard Branson é encarregada de testar a eficácia de um vôo com biocombustíveis, cuja composição não foi especificada.

O Boeing 747 da Virgin Atlantic, que voará de Londres (Reino Unido) a Amsterdã (Holanda) sem passageiros a bordo, usará quatro motores, um com combustível biológico e outros três com convencional, para garantir o bom funcionamento do aparelho se o biocombustível apresentar algum problema.

Uma das desvantagens que este tipo de combustível poderia ter é congelar em grandes altitudes.

Este será o primeiro vôo com estas características. Em 1º de fevereiro, foi feita uma experiência com um Airbus A380, de Filton (Inglaterra) a Tolouse (França), usando biocombustível sintético, e não natural.

Apesar das críticas dos ambientalistas, que alegam que os mesmos biocombustíveis são prejudiciais ao meio ambiente, Branson acredita que o vôo de hoje é "um ponto de inflexão" que permitirá que os aviões comecem a utilizar este tipo de combustível antes do esperado.

Embora não quisesse revelar sua procedência, o empresário insistiu em que o combustível empregado será de fontes "verdadeiramente sustentáveis" que não coloquem em risco recursos naturais para a obtenção de alimentos ou água.

"Este vôo de demonstração nos dará um conhecimento chave que poderemos usar para reduzir nossas emissões de carbono", afirmou o multimilionário.

Na semana passada, o Governo britânico encomendou um estudo sobre o impacto ambiental e econômico do combustível biológico, já que cada vez há mais cientistas que afirmam que este pode prejudicar o entorno natural, a produção de alimentos e inclusive aumentar as emissões de carbono.

Um estudo recente na revista americana "Science" descobriu que, em alguns casos, como no do desmatamento na Indonésia para plantar óleo de palma, habilitar terreno para o cultivo das plantas usadas para fazer os biocombustíveis causava mais emissões que a economia posterior trazida pelo carburante.

Comentários dos leitores
Miguel Nunes (16) 12/01/2010 18h21
Miguel Nunes (16) 12/01/2010 18h21
Com relação a invasão da FUNASA e São Paulo, o sr excelentissimo presidente da mesma devido a total incompetencia na gestão, assim como todos os cargos onde pessoas assumem pura e simplesmente para obter renda, juram q os protestos são de ordem politica, de ordem politica, são seus cargos q são trocados´por meia duzia ou mais de votos.Existe gente competentissima para exerce-los de forma q em poucos anos terminar-se-á o conflito de terras no Brasil.Os não interessados d q isso aconteça, continuam desmatando, plantando,envenenando rios e corregos.Hoje existem indigenas comendo macacos, tartarugas, e se os pegarem comendo jacares q é carne nobre,iixi da cadeia, mas dá carteira,cintos,bolsas.Vc jamais viu, ou verá algum indigena matando animais q não seje para seu sustento.O interesse do desmatamento, não é para produçao de alimento para conter a fome, mas para outros interesses q prefiro não citar.Nossas gerações futuras vão apontar toda essa incompetencia citando nomes.Com a internet seus nomes serão lembrados por seculos.A nós meros pagadores de impostos, continuaremos pagando e citando seus nomes em conversas de botekim.Só falta a imprensa daki deixar aprovarem essas barbaries todas q o governo ker aprovar.Até ia citar um país onde em poucas horas q vc escreve algo sobre o governo, vc simplesmente some.Prefiro não comentar..Reporter Fotografico e Ambientalista. sem opinião
avalie fechar
Miguel Nunes (16) 07/01/2010 10h44
Miguel Nunes (16) 07/01/2010 10h44
Mais uma da Excelentíssima Governadora Ieda Cruzis. Afinal para q nós aki do sul termos mais uma fonte de informação. A Tve daki, o sinal não chega a todos, pelo ultimo contato com o pessoal da Tve, devido a sinal q não pegava na minha região, de fontes da propria emissora, confidenciaram-me q para alguns da emissora, não tinha importancia o sinal não passar em todo estado.Com programaçao diversificada e de otima qualidade, sinto por nós não a vermos.O governo teria q ter a obrigação de colocar o sinal em todos cantos do estado.Aos profissionais da mesma, nosso profundo respeito por manterem uma programação d qualidade.Ficar colocando nosso dinheiro em viagens para ver tragédias, isso é diversão para poucos.Meus textos são escritos diretos, não costumo fazer um rascunho.Por isso perdoem-me a escrita.Noticia tão bela, não poderia vir de algo q não exala-se perfume, parabéns FLOR.Reporter Fotografico e Ambientalista. sem opinião
avalie fechar
Miguel Nunes (16) 05/01/2010 21h12
Miguel Nunes (16) 05/01/2010 21h12
Com relação a queda de uma parte da ponte sobre o rio jacui.Passei toda minha infancia nakele rio, não via a hora de chegar o sabado, passavamos a semana toda, mulheres e crianças na mais perfeita harmonia.No sabado chegavam todos os pais, primos, tios e amigos q trabalhavam em santa maria.Era akela festa, a pescaria tava feita, traziam o rancho, guloseimas,refrigerantes,e como se nao bastasse, colocavam toda a gurizada no barco na beirinha, e ficavamos pescando.Mais ao longe os maiores colocando rede.Na volta ouviamos sempre a mesma conversa,vc viu o desmatamento aumentou e ja está criando lodo no fundo, mal da para andar.Estou falando da localidade do Cerro chato, as margens do rio.Hoje ao ver as fotos, fikei tomado de profunda emoção ao ver o q fizeram com meu rio.Até qdo meus senhores,teremos q ver nossas lembranças levadas rio abaixo, e o mais grave d tudo, com vidas ceifadas no seu mais tenro florescer.Poderia ter sido eu, minha familia, a sua, a nossa familia humana,retirada pura e simplemente, pelo lucro de poucos q não se preocupam com a vida humana.Com profunda indignação despeço-me.Reporter Fotografico e Ambientalista. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (107)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página