Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2008 - 15h21

Bush defende aumento da produção de petróleo pela Opep

Publicidade

da Folha Online
da France Presse

O presidente dos Estados Unidos George W. Bush afirmou nesta terça-feira que seria um "erro" dos países exportadores de petróleo não aumentar sua produção. Amanhã, em Viena, a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) vai tratar o assunto.

"Acredito que é um erro desacelerar a economia de seu maior cliente, ou as economias dos seus maiores clientes, como resultado dos altos preços da energia", disse Bush hoje em uma reunião com rei Abdullah II da Jordânia.

"Meu conselho para a Opep é que entenda as conseqüências dos altos preços da energia", disse Bush, um dia antes da reunião dos ministros do cartel em Viena, para discutir os níveis de produção.

O analista-chefe da AIE (Agência Internacional de Energia), Lawrence Eagles, também disse hoje que um corte na produção de petróleo seria "surpreendente" dentro do contexto de preços recordes.

"Penso que uma redução da produção seria muito surpreendente, mas cabe à Opep decidir", disse Eagles, cujo órgão que trabalha defende interesses dos principais países consumidores. "O mercado envia sinais de que seria uma decisão que não seria bem-vinda."

O comitê consultivo da Opep recomendou aos 13 países-membros do cartel, nesta segunda-feira, defender a manutenção do atual nível de produção de petróleo, informou o ministro do Petróleo iraniano Gholam Hossein Nozari.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página