Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2008 - 14h20

Setor turístico espera alta de 15% no preços das passagens aéreas

Publicidade

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O setor turístico estima que os preços das passagens aumentarão, em média, 15,3% em 2008. A previsão faz parte da quarta Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo desenvolvida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) sob encomenda do Ministério do Turismo.

A pesquisa verificou a expectativa das 92 maiores empresas do setor turístico nacional, entre elas companhias aéreas, agências de viagem, agentes, hotéis, locadoras de automóveis, etc.

No ano passado, o preço das passagens aéreas caiu, em média, 10,2%, informa a pesquisa. Segundo a FGV, o preço dos combustíveis e o câmbio (dólar barato) ajudaram na baixa dos valores.

Os preços das passagens, de acordo com a pesquisa, vêm caindo desde 2005. Naquele ano, a redução foi de 6,7%; no ano seguindo, a queda ficou em 6,4%.

"Em 2007, também havia uma expectativa de aumento, o que não foi constatado. Se as empresas conseguirem repassar o que querem, significa que o volume de passageiros continua expressivo", afirmou Luiz Gustavo Barbosa, coordenador do Núcleo de Turismo da FGV, ao se referir à demanda do setor.

A pesquisa indica ainda que o faturamento médio previsto para as companhias aéreas em 2008 crescerá 33,6% sobre 2007. No ano passado, as companhias faturaram 22,8% a mais que no ano anterior.

Em relação ao número de empregos dos setor aéreo, os empresários consultados no estudo apontam que os postos de trabalho aumentarão 17,5% em 2008. No ano passado, houve incremento de 59,3% nas vagas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página