Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2008 - 11h53

Confiança do consumidor nos EUA diminui 12 pontos em março

Publicidade

da Folha Online

A confiança do consumidor norte-americano voltou a cair em março, apontou nesta terça-feira a pesquisa do instituto privado Conference Board. O indicador geral foi de 76,4, em fevereiro, para 64,5 neste mês, bem abaixo da expectativa do mercado, que estava na casa dos 73. Trata-se do menor índice desde março de 2003, quando a confiança do consumidor chegou a 61,4 pontos.

"Olhando à frente, a perspectiva dos consumidores para as condições de negócios, mercado de trabalho e renda é pessimista, sugere mais problemas e quedas no horizonte", afirmou Lynn Franco, diretora de Pesquisa do Consumidor do instituto.

O indicador que revela o sentimento sobre o presente foi de 107 para 89,2. O indicador de expectativas para os próximos meses, por sua vez, ficou em 47,9 em março, após registrar 58 em fevereiro, chegando o menor nível em 35 anos --em 1976, chegou a 45,2, com o caso Watergate e a crise do petróleo.

A pesquisa é feita em 5.000 residências dos EUA. A proporção de consumidores que disseram que as atuais condições estão ruins subiu para 25,4% dos entrevistados, contra 21,3% em janeiro. Já a proporção dos entrevistados que avaliam a atual situação como boa caiu para 15,4%, contra 19,1% há um mês.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página