Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2008 - 14h31

Conta de luz ficará 7,18% mais barata no MS

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

A conta de luz ficará em média 7,18% mais barata no Mato Grosso do Sul. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta segunda-feira o corte nas tarifas de energia da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), distribuidora que atende cerca de 707 mil residências, lojas e indústrias em 73 municípios no Estado.

Para os consumidores residenciais, o corte será de 8,80%, enquanto para indústria será de até 12,83%.

Um dos fatores que contribuiu para a redução foi a correção em relação à revisão tarifária feita pela Aneel em 2003. Na época, a agência autorizou um aumento de 51% com base nas informações fornecidas pela Enersul que, de acordo com a agência, estavam erradas. Agora, a Enersul terá que devolver aos consumidores cerca de R$ 151 milhões, o que será feito com um desconto no preço da energia elétrica gradativo nos próximos três anos.

Neste ano, foi descontado cerca de R$ 18 milhões --se a correção não fosse feita, a redução média para o consumidor seria de 5,16%. Nos próximos dois anos, o valor será abatido no reajuste e deverá evitar possíveis aumentos tarifários.

"Se confirmada as previsões, o saldo será suficiente para inibir aumento em 2009 e suavizar ou mesmo inibir aumento em 2010", declarou o diretor Romeu Rufino, relator do processo.

A agência determinou ainda que a Enersul discrimine na conta de luz o valor relativo à correção.Além disso, quedas em encargos e a diminuição nos custos da empresa também levaram à redução na conta de luz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página