Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2008 - 17h25

Petrobras quer estação de tratamento de gás com Uruguai e Argentina

Publicidade

da Agência Ansa

O presidente da Petrobras no Uruguai, Clóvis Correa de Queiroz, afirmou que a Petrobras tem o interesse em participar da construção de uma estação de tratamento de gás em parceria com Uruguai e Argentina.

A Petrobras pretende também, em parceria com a estatal uruguaia de petróleo Ancap, produzir e distribuir biodiesel e etanol para o Uruguai, além de criar um projeto conjunto de geração de energia elétrica.

"A Petrobras está aberta e quer participar de qualquer projeto sobre energia, tanto para a geração como para a distribuição", declarou o presidente da filial que tem o maior pacote de ações da Montevideo Gas, opera 89 estações de serviço e fatura cerca de US$ 370 milhões no Uruguai.

Para concretizar os vários projetos que a empresa quer participar no Uruguai, "é fundamental a construção de uma estação de tratamento de gás", já que o país só "está recebendo uma pequena parte do gás natural que deveria receber da Argentina pelo gasoduto Cruz del Sur", lembrou Correa.

O presidente considerou que a estação permitirá estender a rede de distribuição de gás da companhia e reduzirá custos de produção. Ele disse ainda que a construção de uma usina para a geração de energia elétrica está prestes a ser iniciada com a estatal UTE (Empresa Estatal de Energia do Uruguai).

Uruguai e Argentina montarão a estação, que terá capacidade de 25 milhões de metros cúbicos diários de produção de gás, investindo em torno de US$ 1,5 bilhão.

A Petrobras "tem interesse em participar com a Ancap da produção e distribuição de biodiesel e etanol no Uruguai", destacou Correa, que disse que a empresa brasileira quer ser "um dos maiores produtores de combustíveis alternativos no mundo".

A estatal já possui três fábricas com capacidade de produção de 170 milhões de litros anuais de biocombustível. Com a construção de outras unidades no exterior, a Petrobras pretende alcançar a produção de 938 milhões de litros para 2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página