Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2008 - 18h54

Petrobras poderá pegar mais garantias e crédito no mercado interno

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

O CMN (Conselho Monetário Nacional) autorizou a Petrobras a contratar novas operações de crédito ou obter garantias financeiras no valor de até R$ 8 bilhões no mercado interno. A decisão foi tomada ontem, mas anunciada somente hoje pelo Ministério da Fazenda.

Hoje, as empresas públicas têm limites rigorosos para fazer esse tipo de operação, devido às metas fiscais do governo. A Petrobras, por exemplo, já havia esgotado seu limite para fazer esse tipo de operações internamente. Somente podia operar no exterior.

A Petrobras pediu essa ampliação com o objetivo de poder oferecer garantias financeiras obtidas no Brasil para tomada de crédito fora do país, que oferecem juros menores, segundo o Ministério da Fazenda.

Com os problemas no sistema financeiro internacional, essa medida dá mais flexibilidade para a estatal complementar sua ação com dinheiro e garantias obtidas no Brasil.

BNDES

Em setembro deste ano, o CMN já havia tomado uma decisão que aumentou o limite de crédito da estatal junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Com isso, a estatal teria mais recursos para investir nas suas descobertas de petróleo na camada pré-sal do litoral brasileiro.

Na época, a empresa foi excluída do limite de crédito do BNDES para as empresas estatais e ganhou um limite só para ela. A medida de hoje também permite que a empresa utilize esse limite.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página