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12/09/2003 - 17h29

Souza Cruz responde Anvisa e defende campanha do Free

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SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A Souza Cruz divulgou nota comentando a notificação feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que considerou "propaganda enganosa" o uso das frases "Relaxe em excesso. Fume com moderação", "Divirta-se em excesso. Fume com moderação", "Crie em excesso. Fume com moderação" e "Leia em excesso. Fume com moderação" na sua nova campanha da marca Free.

"O nosso negócio não é, definitivamente, persuadir pessoas a fumar, mas oferecer marcas de qualidade a adultos que já decidiram livre e conscientemente fumar. Nós defendemos e apoiamos regulamentações sensatas sobre o uso de produtos de fumo e também acreditamos que é do maior interesse público o atendimento dessa decisão individual de fumar por empresas fumageiras responsáveis como a nossa, que cumprem integralmente as exigências das leis e das regulamentações", diz a nota.

Segundo a notificação, a Souza Cruz tem 15 dias para apresentar sua defesa ou a impugnação do auto de infração sanitária. A multa pode chegar a R$ 100 mil e a empresa pode ser obrigada a suspender a campanha.

A Souza Cruz diz ser "uma empresa responsável, que sempre atuou obedecendo a todas as normas legais".

Afirma que a campanha tem como objetivo "melhor informar os consumidores sobre a moderação, sem deixar de ressaltar os riscos associados ao consumo de cigarros".

Sobre a lista de todos os ingredientes adicionados ao fumo durante a fabricação dos seus cigarros e dos constituintes da fumaça inalada, divulgada em seu site, a empresa diz que "estas mesmas informações são anualmente prestadas à Anvisa, conforme a regulamentação vigente".

A Souza Cruz diz reconhecer que fabrica um produto cujo consumo envolve riscos.

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