Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2003 - 16h27

Procuradoria da República questiona MP dos transgênicos no STF

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, decidiu questionar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) a medida provisória que liberou o cultivo de sementes de soja transgênica para a próxima safra.

A ação foi protocolada na tarde de hoje no STF (Supremo Tribunal Federal), segundo informações da assessoria da Procuradoria-geral da República.

Na ação, Fonteles destaca, entre outros pontos, que a liberação para o plantio das sementes geneticamente modificadas constitui um desrespeito à Constituição Federal.

Os argumentos apontados pelo procurador-geral foram a não observância dos pressupostos de "relevância" e "urgência" para a edição de uma MP, a obrigatoriedade de estudo prévio de impacto ambiental para atividades potencialmente degradadoras, como parte do princípio da precaução e a violação ao princípio da independência e harmonia entre os poderes.

Ele criticou a adoção da MP como uma forma de contornar a situação "fática", que é a existência de sementes geneticamente modificadas em poder de alguns produtores rurais, utilizadas como justificativa na própria exposição de motivos elaborada pela Casa Civil.

"O que se tem por certo é que, ao invés de uma legislação permanente, (...) resolva-se editar a cada safra uma nova medida provisória, abrindo mão do poder regulatório e fiscalizador sobre importante setor da economia e descuidando da necessária e impostergável proteção do meio ambiente", afirmou Fonteles na Adin.

A MP é motivo de divergências dentro do próprio governo, opondo os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

A medida assinada pelo governo na semana passada também já provocou a reação da ANPR (Associação Nacional de Procuradores da República) e de ONGs relacionadas ao meio ambiente, que levaram uma representação a Fonteles propondo a Adin.

Até mesmo um dos partidos da base aliada do governo, o PV (Partido Verde), contestou a MP com uma Adin encaminhada esta semana ao STF.

Leia mais
  • Veja logotipo criado para identificar todos os alimentos transgênicos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página