Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2003 - 09h48

Desemprego sobe para o recorde histórico de 20,6%, diz Seade/Dieese

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo passou de 20% em agosto para 20,6% em setembro. Trata-se da maior taxa registrada desde 1985, mês em que a pesquisa Seade/Dieese começou a ser feita. Os maiores resultados anteriores haviam sido registrados em abril e maio deste ano e apontavam uma taxa de desemprego também de 20,6%.

No entanto, desta vez há o agravante de que o movimento é atípico, já que em setembro normalmente a indústria e o comércio costumam contratar funcionários para atender ao crescimento da demanda no final do ano --as festas de Natal e Ano Novo e o décimo-terceiro salário elevam o consumo.

Esse aumento elevou o número de desempregados para 2,030 milhões de pessoas na região --um acréscimo de 193 mil desocupados em relação a setembro de 2002. Nunca houve tantos desempregados em São Paulo.

O avanço do desemprego pode ser explicado pela eliminação de 55 mil postos de trabalho nos últimos 12 meses combinada com a entrada de 138 mil pessoas no mercado de trabalho.

O salário médio da região metropolitana de São Paulo voltou a subir, atingindo R$ 910 em agosto, uma alta de 1,4% em relação a julho.

Leia mais
  • Entenda a diferença entre as pesquisas do Dieese e do IBGE
  • Salário cai 6,6% em um ano, diz Seade/Dieese
  • Desempregado demora 53 semanas para arrumar trabalho

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página