Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2003 - 11h29

Saiba mais sobre o Ibovespa, índice criado em 1968

Publicidade

da Folha Online

O Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo e foi criado em 2 de janeiro de 1968.

Atualmente, o índice mede o desempenho das 54 ações mais importantes do pregão. Quando foi lançado, o índice marcava 100 pontos. Hoje existem 370 companhias com papéis na Bovespa.

Além do Ibovespa, o mercado paulista de ações conta com outros índices, de menor visibilidade na mídia, mas importantes no trabalho dos analistas.

Há, por exemplo, o primeiro índice setorial da Bolsa paulista: o IEE (Índice de Energia Elétrica), composto pelas ações mais negociadas do setor energético.

Existe ainda o IBX (Índice Brasil), que é um Ibovespa ampliado para 100 ações mais negociadas.

Entenda

Ação ordinária (ON): é um papel menos negociado que dá ao acionista direito de voto na empresa. Na distribuição dos dividendos da empresa, seus proprietários só recebem sua parcela correspondente depois que os proprietários das ações preferenciais tenham recebido suas parcelas.

Ação preferencial (PN): é um papel mais negociado, mas seu detentor não têm direito de voto-- apenas a preferência de recebimentos em caso de liquidação da empresa. Algumas empresas diferenciam as séries de papéis lançados no mercado por letras. Exemplos: PNA, PNB, PNC.

Leia mais
  • Entenda por que a Bovespa virou o melhor investimento em 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página