Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2003 - 11h58

BC revisa expectativa do IPCA em 2003 de 8,9% para 9,1%

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O Banco Central elevou de 8,9% para 9,1% a expectativa da inflação em 2003, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Os números foram divulgados hoje pelo BC por meio do relatório de inflação. O BC também previu que a inflação em 2004 deverá ficar em 4,5%.

Segundo o documento, a revisão da expectativa para este ano leva em consideração o avanço da inflação no trimestre encerrado em novembro, quando os preços dos alimentos subiram 1,5% em relação ao trimestre anterior, quando o índice foi deflacionário, chegando a -1,3%. O índice do IPCA relativo a todos os preços livres entre setembro e novembro chegou a 1,2%.

"Eu não considero ruim [o IPCA em 9,1%]. A inflação em 2003 terminará sendo muito próxima à meta ajustada de 8,5%. Eu acho que o resultado do ponto de vista de política monetária em 2003 é extremamente positivo", disse o diretor de Política Econômica do Banco Central, Afonso Beviláqua.

Também houve uma elevação dos preços monitorados no mesmo período, com o índice do IPCA relativo a eles saltando de 0,6% para 1,9%. Os aumentos que mais pesaram foram os das tarifas de ônibus urbano, água e esgoto e de energia elétrica.

Leia mais
  • BC revisa PIB de 2003 e prevê "crescimento zero"
  • Crescimento próximo de zero não é frustrante, diz BC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página