Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2004 - 13h30

Volks retoma produção de cinco dias por semana no ABC

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Volkswagen não faz parte da lista de montadoras que começou o ano de 2004 contratando novos funcionários. Em compensação, a fábrica de São Bernardo (ABC paulista) retomou a chamada "semana cheia" de produção, ou seja, cinco dias. A "semana cheia" --que suspende a operação da semana de quatro dias-- deve ser mantida em fevereiro.

Segundo a montadora, a elevação da jornada de trabalho em janeiro já fazia parte do acordo negociado com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para compensar os dez dias parados na greve de 2003.

Já a jornada maior de fevereiro tem por objetivo adequar a produção da montadora à necessidade de elevação de estoques.

Como as vendas de dezembro passado foram as maiores para o mesmo mês de toda a história e a maioria das fábricas suspendeu a produção para conceder férias coletivas, o estoque de veículos no pátio das montadoras e concessionários acabou caindo muito.

Segundo a Anfavea (Associação Nacional de Veículos Automotores), o estoque nas fábricas e concessionárias caiu de 112.849 unidades em novembro para 83.179 veículos em dezembro, suficiente para 16 dias de venda. No auge da crise do ano passado, o estoque chegou perto de 200 mil unidades, suficiente para quase 50 dias de venda.

Demissão

A elevação da jornada de trabalho na Volkswagen ocorre depois da montadora ter negociado em 2003 um acordo para eliminação de 1.923 funcionários excedentes na fábrica de São Bernardo.

Segundo a comissão de fábrica da Volks, mais de 1.800 funcionários aderiram ao PDV (programa de demissão voluntária) negociado no acordo, que pagou um incentivo de 40% de salário por ano de casa e mais um adicional de 20 salários, além das verbas rescisórias.

Pelo acordo, os funcionários também tinham a opção de serem transferido automaticamente para o CFE (Centro de Formação e Estudos) ou ficar em casa até novembro de 2006, quando acaba o acordo de estabilidade no emprego.

Nesses dois últimos casos, havia a promessa de ga garantia de emprego, salários e promoções até novembro de 2006.

Leia mais
  • Volks retoma produção de cinco dias de produção
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página