Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2004 - 07h30

IPC-Fipe recua para 0,19% em fevereiro, menor taxa desde julho

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

A inflação do município de São Paulo recuou para 0,19% em fevereiro, melhor resultado desde julho do ano passado, quando houve deflação de 0,08%. Os dados fazem parte do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP). Em fevereiro do ano passado, a inflação estava em 1,61%.

O índice de fevereiro ficou abaixo do esperado pelo coordenador do IPC-Fipe, Paulo Picchetti, que projetava variação em torno de 0,25% para o mês. A taxa fechada de janeiro havia atingido 0,65%, superior ao 0,42% de dezembro e ao 0,27% de novembro.

O avanço da inflação no primeiro mês do ano, porém, ocorreu devido a efeitos sazonais, principalmente por causa dos aumentos de mensalidades escolares. O grupo educação, que em janeiro tinha registrado alta de 9,28%, subiu apenas 0,29% em fevereiro.

Os demais grupos tiveram as seguintes variações no mês passado: Habitação (0,34%); Alimentação (0,12%); Transportes (0,14%); Despesas Pessoais (0,09%); Saúde (0,68%); e Vestuário (-0,85%).

No início de fevereiro, Picchetti chegou a projetar taxa de 0,40% para o mês, mas reduziu sua previsão em razão da deflação de 0,12% registrada nos alimentos na divulgação da última semana.

A expectativa do coordenador da Fipe era que os preços dos alimentos fossem afetados pelas chuvas e mudanças de climas que prejudicaram a safra de produtos "in natura".

A Fipe calcula a inflação no município de São Paulo para famílias com faixa de renda entre 1 e 20 salários mínimos.

Leia mais
  • IPC-Fipe acumula alta de 5% em 12 meses e converge para meta
  • Inflação de SP deve voltar a subir em março e ficar próxima de 0,40%
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página