Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2004 - 19h23

Schincariol contesta versão de aliança e diz que Interbrew comprou a AmBev

Publicidade

LUCIANA FINAZZI
da Folha Online

A Schincariol, segunda maior cervejaria do Brasil, contesta a versão da belga Interbrew e da AmBev de que a negociação fechada hoje não pode ser caracterizada tecnicamente como fusão nem como compra.

Segundo o gerente de marketing do grupo Schincariol, Luiz Claudio Araújo, a operação foi de compra. "É claro que foi uma operação de compra e venda. A Interbrew terá 52,8% do capital total, isso caracteriza a operação de compra da AmBev", disse.

Para ele, a AmBev estaria tentando mascarar a operação de venda para não descaracterizar o discurso nacionalista feito durante a fusão entre a Antarctica e a Brahma, em 1999, criando a "multinacional verde-amarela".

A Schincariol espera que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) barre a operação no país, segundo Araújo.

"Mesmo diante da possibilidade de troca de ações, no Brasil ou no exterior, haverá alienação indireta de participação do mercado nacional", disse ele.

A empresa ainda não se comunicou com o Cade e estuda junto ao departamento jurídico entrar com uma ação na Justiça.

"O Cade vai ter que se pronunciar porque essa negociação é uma fusão como a da Nestlé-Garoto e Pão de Açúcar-Sendas", disse Araújo.

Para a Schincariol, a fusão eliminará a concorrência por meio de "dominação predatória", o que "monopolizará" os preços para impedir o crescimento de outros fabricantes de cerveja.

A assessoria de imprensa da AmBev informou que a empresa vai submeter a negociação ao Cade nos próximos 15 dias, como parte de um processo legal. A empresa também informou, por meio de sua assessoria, acreditar que não haverá problemas junto ao órgão regulador por se tratar de mercados distintos de atuação entre as duas cervejarias.

Leia mais
  • Belgas terão maior parte na AmBev
  • Acordo cria maior cervejaria do mundo
  • Volume de negócios subiu 11 vezes e indica vazamento
  • AmBev fará oferta para compra de ações no mercado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página