Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2004 - 20h12

Telmex confirma Carlos Henrique Moreira na presidência da Embratel

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A Telmex confirmou hoje, por meio de nota à imprensa que o atual presidente da Claro (operadora de celular da Telmex no Brasil), Carlos Henrique Moreira, será mesmo o novo presidente da Embratel.

O nome de Moreira já havia antecipado há cerca de dez dias pelo ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, depois reunião com o executivo que conduziu a etapa final das negociações sobre a golden share (ação especial com direito a veto) que será concedida ao governo brasileiro na Star One, operadora de satélites da Embratel.

A diretoria-geral da empresa ficará a cargo de José Formoso Martinez, que ocupou a vice-presidência da Telemex para a América Latina.

A indicação dos dois principais executivos da empresa foi confirmada após a aprovação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) do pedido de anuência prévia sobre a compra da Embratel pela Telemex.

Os executivos da Telmex que comandarão a Embratel serão formalizados nos cargos quando o contrato de compra da empresa for formalizado, o que está previsto para a segunda quinzena de julho. Desde já, no entanto, eles deverão trabalhar em conjunto com a atual diretoria da Embratel.

Carlos Henrique Moreira é engenheiro pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com especialização em gestão, finanças e marketing nas universidades de Harvard, Boston e Pensylvania. Ele foi um dos pioneiros da implantação do sistema de satélites e da modernização da telefonia no Brasil.

Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de comando na Embratel, na Xerox do Brasil e em entidades setoriais como o Conselho Nacional de Telecomunicações (Contel) e União Internacional de Telecomunicações (UIT).

José Formoso Martinez ocupou a vice-presidência da Telmex para a América Latina e antes foi diretor-geral da América Móvil para a América Central, sendo responsável pelas companhias Telgua (Guatemala), Telecom (El Salvador) e Sercom (Nicarágua).

O executivo, que é engenheiro em eletrônica e comunicações pela Universidade de La Salle e pós-graduado pelo Instituto Panamericano de Alta Dirección de Empresas, foi diretor geral da Cablevisión, no México, de 1994 a 1998, ocupou o cargo de diretor comercial de telecomunicações no grupo Condumex e também é autor de publicações especializadas na área de telecomunicações.

Leia mais
  • Governo terá assento no conselho e golden share na Star One

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre a venda da Embratel para a Telmex
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página