Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2004 - 17h05

Telmex admite que pretende assumir controle da Net no futuro

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A Telmex pretende assumir o controle total da Net no futuro, apesar de hoje a legislação do setor não permitir que uma empresa estrangeira tenha maioria do controle de uma operadora de televisão por cabo.

Ontem, a Globopar (Globo Comunicações e Participações) assinou um acordo de venda de uma participação na Net Serviços de Comunicação, maior canal de TV a cabo do país, para a mexicana Telmex (Teléfonos de México).

"A nossa intenção é chegar a 51% da controle caso a legislação brasileira venha a permitir isso no futuro", disse o diretor de alianças estratégicas da Telmex, Arturo Elías Ayub, durante conferência para explicar a operação.

Atualmente, a legislação brasileira impede que o grupo mexicano Telmex assuma o controle da Net. Pela lei 8.977, de janeiro de 1995, sócios estrangeiros não podem ultrapassar o limite de 49% de participação no capital votante de empresas que operam serviços de TV paga no país.

No comunicado em que veiculou a negociação ao mercado, a Telmex já havia manifestado interesse em ficar com até 60% das ações em circulação no mercado da Net. A própria Net também considera a hipótese de ter seu controle transferido para os mexicanos.

No Congresso Nacional já circula um projeto de lei que acaba com o limite de participação do capital estrangeiro em empresas de TV por assinatura. O projeto tramita no Senado desde 2001 e está pronto para ser votado desde setembro do ano passado.

Conteúdo

"Seria prepotente de nossa parte achar que poderíamos produzir no México conteúdos melhores que os brasileiros. Vamos nos apoiar fortemente nos conteúdos da Globo", disse Ayub ao comentar se a parceria poderia resultar em algum tipo de modificação na grade de programação da Net.

O texto do projeto de lei que circula no Congresso prevê condicionamentos para o controle dessas empresas, como a exigência de que a responsabilidade pelo conteúdo dos canais, mesmo daqueles adquiridos no exterior, seja de brasileiros.

Leia mais
  • Grupo Telmex fecha acordo de US$ 130 milhões para compra da Net
  • Telmex confirma negociação, mas descarta concluir compra da Net em 2004

    Especial
  • Arquivo: leia o que já foi publicado sobre a negociação
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página