Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2004 - 15h46

Brasil pode ser prejudicado por aumento nos juros dos EUA

Publicidade

da Folha Online

A economia brasileira pode sofrer um impacto negativo após o aumento hoje dos juros nos Estados Unidos. A decisão também pode atrapalhar a política do Banco Central brasileiro de reduzir gradualmente os juros no país.

Isso porque o rendimento das principais aplicações financeiras do mundo terão de subir, para manter a mesma atratividade em relação aos papéis do Tesouro dos EUA, considerados de risco zero.

Ao mesmo tempo, as aplicações nos títulos do governo dos EUA devem "sugar" investimentos até então de maior risco --como ações, dívidas de empresas e governo, moedas --, o que tende a tirar dinheiro do Brasil e de países emergentes em geral.

Como fator atenuante dessa tendência temos o fato de que o aumento dos juros nos EUA era amplamente esperado pelos mercados internacionais e já havia sido "precificado" --ou seja: já estava embutido nas taxas de juros e preço de ações e títulos de dívidas.

Outro fator minimizador é que o aumento dos juros nos EUA foi de apenas 0,25 ponto percentual, o que eleva a taxa para 1,25% ao ano, ainda em patamar de 1961 (em novembro de 2002, o Fed baixou os juros de 1,5% para 1,25%).

Leia mais
  • Juros dos EUA sobem para 1,25%, 1ª alta em 4 anos
  • Confira a evolução dos juros norte-americanos desde 2002
  • Entenda o impacto da alta do juro

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre a alta de juros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página