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11/08/2004 - 17h28

Sucos Del Valle completa 5 anos de Brasil e planeja expandir vendas

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SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A Sucos Del Valle, controlada pela mexicana Jugos Del Valle, quer ampliar sua presença no mercado brasileiro de sucos prontos. A empresa completa neste mês cinco anos de produção local com a fábrica inaugurada em 1999 em Americana (interior de São Paulo). Antes, o produto era importado do México.

A companhia quer elevar de 25,6% para 31% sua participação no volume de vendas no país, segundo o gerente de marketing da companhia, Marcelo Passafaro. Hoje, a marca Sucos Del Valle lidera o mercado, seguida pela Sucos Mais (14,5%), Kapo (9,6%), da Coca Cola, Tampico (7,8%) e Sufresh (6%), da WOW!. Também estão nesse segmento marcas menores como a portuguesa Sumol e Maguary, da americana Kraft Foods.

O executivo diz que, se atingida a meta, a empresa estará apenas recuperando um percentual registrado até maio do ano passado --quando o consumo do brasileiro sofreu um baque com alta dos juros e aumento do desemprego. Segundo ele, a entrada de marcas das grandes redes varejistas, com preços mais baixos, também chegou a incomodar os principais "players" desse mercado.

Segundo Passafaro, o plano é terminar 2004 com produção de 85 mil litros, acima do resultado de 2003 (80 mil litros). Ele afirma que, nos últimos seis meses, a empresa dobrou a capacidade de produção. Hoje 8% das vendas são para o mercado externo, principalmente África do Sul, países árabes, Japão, China e Mercosul. No fim do ano passado, essa fatia era de 5%. A maior presença no exterior é resultado, segundo ele, da prospecção de novos clientes e ampliação da rede de distribuidores.

O executivo diz que o potencial do mercado de sucos prontos no Brasil ainda é grande. Cita que o consumo por habitante pulou de 200 ml em 1999 para 1,1 litro em 2003. Apesar do aumento, ainda está bem abaixo do consumo dos mexicanos (8 litros) e dos norte-americanos (44 litros).

A Del Valle também está diversificando seu portfólio. A empresa acaba de ingressar no segmento de bebidas à base de soja, concorrendo diretamente com a marca AdeS, da Unilever, presente no mercado brasileiro desde 1997.

Os produtos da versão light ainda têm espaço para crescer, apesar de ser até 12% mais caro do que o tradicional devido aos custos adicionais de produção (como o uso de adoçantes), segundo Passafaro. Hoje o produto light responde por 22% do total. Em 2003, a fatia era de 21%. Para o executivo, essa participação pode chegar a 26% nos próximos anos devido à tendência do consumidor de adquirir produtos mais saudáveis.

Segundo a Del Valle, atualmente o suco de uva é o mais consumido no país, seguido pelos sabores de pêssego e manga.

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