Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2004 - 17h28

Mineira Sucos Mais quer reduzir importação de pêssego

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A Sucos Mais, segunda maior fabricante de sucos prontos do país, quer reduzir a importação de pêssego da Argentina e do Chile com a produção local da fruta. Até o fim do ano, um pólo de fruticultura deve ser inaugurado no município de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo. A idéia é obter --após cinco anos-- uma produção anual de 30 mil toneladas em uma área de um hectare, com 200 pequenos produtores, donos do terreno.

Além da Sucos Mais, participam do projeto a Prefeitura do município e o Governo do Espírito com o fornecimento de assistência técnica e desenvolvimento de mudas, segundo o diretor industrial da Sucos Mais, João Luiz Castanheira.

"A empresa vai comercializar a produção do novo pólo e transformar o produto em polpa", diz Castanheira.

A Sucos Mais já desenvolve há dois anos experiências semelhantes em pólos de goiaba, maracujá, manga e abacaxi no Estado.

O executivo diz que hoje a Sucos Mais detém a vice-liderança no mercado brasileiro de sucos prontos com uma fatia de 14,5%, acima do registrado em 2003 (14%).

Criada há apenas dois anos, a empresa é totalmente de capital nacional, controlada pelos grupos mineiros WRV (60%) e Montesanto (40%). O primeiro é dono da rede de supermercados Epa em Minas Gerais, enquanto a Montesanto atua apenas no ramo de café cru.

A fábrica da Sucos Mais fica em Linhares (ES) e tem capacidade de produção anual de 84 milhões de litros. Hoje só 50% da capacidade está sendo utilizada, segundo Castanheira. "Queremos otimizar a produção nos próximos três anos."

Ele diz que 20% da produção é exportada. O objetivo é elevar esse percentual para 50% também em três anos. EUA, Inglaterra, Portugal, Cabo Verde e Japão são os principais destinos do produto da empresa, segundo ele.

No próximo ano, a empresa pretende entrar no mercado de água de coco --que neste ano já atraiu até a multinacional francesa Danone. "Vamos terceirizar o envase. Estamos negociando ainda com uma empresa", disse, sem revelar detalhes.

Leia mais
  • Sucos Del Valle completa 5 anos de Brasil e planeja expandir vendas

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre sucos prontos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página