Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2004 - 19h03

Vasp demite 380 para cortar custos e adequar rotas

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Vasp confirmou hoje a demissão de 380 funcionários. Os cortes começaram a ser efetivados na semana passada. Segundo a empresa, a redução de pessoal tem o objetivo de adequar o quadro de funcionários à frota da companhia.

É que a Vasp precisou tirar de operação seis aviões por determinação do DAC (Departamento de Aviação Civil). Eram aviões cujo prazo de manutenção já havia vencido.

Sem esses aparelhos, a companhia precisou cortar sete rotas de sua malha aérea. Com a frota reduzida e a malha enxuta, a Vasp precisou cortar funcionários.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas marcou uma mesa-redonda com a Vasp na DRT (Delegacia Regional do Trabalho). Na reunião, o sindicato vai acusar a empresa de descumprir um acordo que previa estabilidade de 90 dias para os pilotos e comissários da companhia aérea.

"Os pilotos fizeram uma greve e retornaram ao trabalho mediante um acordo. Esse acordo previa pagamento dos salários e estabilidade de 90 dias para comissários e pilotos", disse a diretora do sindicato, Marlene Ruza.

Mais problemas

Além da redução da frota, a companhia também enfrentaria problemas para abastecer os aviões. É que as distribuidoras de combustível exigem que o pagamento seja feito à vista. Com problemas de caixa, a Vasp pode ficar sem querosene de aviação.

Outro problema ameaça a companhia aérea. São as dívidas da empresa junto à Infraero. A estatal deu um prazo para a Vasp quitar as taxas aeroportuárias em atraso antes de passar a exigir o pagamento à vista e em dinheiro. Essa exigência representaria o desembolso diário de R$ 600 mil para a Vasp ter o direito de usar os aeroportos brasileiros.

Leia mais
  • Com frota reduzida, Vasp começa a cortar funcionários
  • Justiça aplica multa trabalhista de R$ 14 mi na Vasp

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre dificuldades na Vasp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página