Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2004 - 12h30

Economia americana cria 337 mil empregos em outubro

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A economia norte-americana criou 337 mil novos postos de trabalho em outubro, enquanto a taxa de desemprego também apresentou aumento, embora modesto, para 5,5% da população ativa, segundo dados divulgados hoje pelo Departamento de Trabalho dos EUA.

Os setores que se destacaram na criação de empregos foram o se construção civil e de serviços.

A expansão na criação de empregos no mês passado superou em quase o dobro as expectativas dos economistas e se deveu à contratação de mão-de-obra para trabalhar na recuperação das áreas atingidas pela série de furacões que varreu o sul dos EUA, especialmente o Estado da Flórida, em setembro.

Os economistas previam a criação de 175 mil empregos no mês passado.

A expectativa quanto à taxa de desemprego, por sua vez, era de que não apresentasse variação em relação ao registrado em setembro, de 5,4%. Segundo o departamento, o aumento da taxa se deveu ao aumento no número de pessoas procurando emprego no mês passado, que chegou a 8,1 milhões.

No setor de construção civil, houve aumento de 71 mil vagas. Nos últimos 12 meses, o setor tem acrescentado em média 16 mil vagas por mês ao mercado de trabalho. No setor de serviços surgiram 97 mil vagas.

O resultado é uma boa notícia para o presidente George W. Bush, que se prepara para assumir o novo mandato conquistado nas eleições desta semana. A seu favor, Bush tem uma marca considerável: desde agosto do ano passado, já foram criados 2,2 milhões de empregos no país.

O caso é que quase a metade destes empregos é de caráter temporário, o que certamente alimentará os argumentos dos críticos da administração Bush. Empregos temporários pagam menos e não oferecem seguro saúde nem quaisquer outros benefícios sociais. O fraco desempenho da atual administração na criação de postos de trabalho serviu de munição para o democrata John Kerry em sua campanha.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Vigor do emprego nos EUA reforça aposta em alta do juro em dezembro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o mercado de trabalho nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página