Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2004 - 17h43

Sistema do INSS está praticamente paralisado em todo o país, diz ministro

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

O Ministério da Previdência Social continua no escuro em relação ao motivos da pane no sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que prejudica os aposentados em todo o país.

O ministro da Previdência Social, Amir Lando, afirmou que o sistema está "praticamente paralisado" e que não há conhecimento sobre as causas do problema.

Desde o início do mês foram verificadas panes no sistema, o que se intensificou na última quarta-feira (10). Foram afetadas as principais bases de dados da Previdência, o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e o SAB (Sistema de Atendimento de Benefícios por Incapacidade).

"O sistema falhou. E diante das falha não há ainda a identificação das causas", afirmou o ministro.

Lando admitiu as fragilidades do sistema, abriu uma investigação interna e não descartou a possibilidades de demissões na Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

"Quando a gente quer prestar um serviço de qualidade, precisa que a nossa estrutura funcione", afirmou. "Demissões não se anunciam. Mas se for o caso, se fazem", disse o ministro.

Lando pediu aos aposentados que evitem uma corrida aos postos do INSS e prometeu uma solução para o problema até a próxima semana, apesar de admitir que não sabe os motivos da pane.

Com o sistema praticamente fora do ar, algumas agências do INSS foram fechadas. Também foram registrados casos de agressões a funcionários da Previdência nos Estados de São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul e Goiás.

Segundo o ministro já existe uma definição para se investir R$ 32 milhões na modernização do sistema, que faz parte de um Projeto de Lei Complementar, mas que está parado na Comissão Mista de Orçamento no Congresso.

Leia mais
  • Pane no INSS pode afetar investigações da Polícia Federal na Previdência

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ministro da Previdência Social, Amir Lando
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página