Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2004 - 18h11

Pane no INSS pode afetar investigações da Polícia Federal na Previdência

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

A pane verificada desde ontem no sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) coincidiu com o início de uma operação da Polícia Federal para apurar fraudes na Previdência Social. Mas o ministro da pasta, Amir Lando, não descarta que haja mais do que coincidência nessa história, pois o problema nos sistemas de informação pode atrapalhar as investigações.

"Eu não descarto nem encarto. Eu espero que não seja isso, mas é uma suspeita que tem uma certa lógica, que essa pane faça parte também de um processo de escamoteamento, uma forma de deixar a gente um pouco no escuro", disse o ministro. "Eu não acredito, mas poderia ser isso", afirmou.

Ele disse que não é a primeira vez em que o sistema do INSS apresenta problemas durante a apuração de fraudes.

"Nesses dias nós identificamos algumas fraudes. Quando fomos ver, os dados estavam fora do ar e a gente não pode prosseguir. Foi uma mera casualidade?", questionou o ministro.

O Ministério da Previdência Social ainda não sabe os motivos da pane no sistema do INSS, mas enviou uma força tarefa para o Rio de Janeiro, onde fica localizada a sede da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), para verificar as causas. Também foi instaurada uma investigação na empresa.

A operação da PF, batizada de Midas, é formada por uma força tarefa que reúne a Polícia Federal, o Ministério Público e o próprio INSS.

Ontem, foram presas noves pessoas acusadas de corrupção para beneficiar empresas devedoras da Previdência. Entre os detidos, estava o procurador-chefe do INSS no Mato Grosso. Também houve prisões em São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Leia mais
  • Sistema do INSS está praticamente paralisado em todo o país, diz ministro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fraudes contra a Previdência
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página