Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2004 - 20h41

Saiba como é a decisão sobre a taxa de juros nos outros países

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

O sistema utilizado para decidir sobre a taxa básica de juros no Brasil é muito parecido com o das principais economias do mundo. Esse modelo foi inspirado na experiência do EUA. Veja como é a gestão da taxa básica de juros nos EUA, Japão e Zona do Euro:

Estados Unidos

O Federal Reserve, ou Fed, é o banco central dos EUA. Ele foi fundado em 1913 com o objetivo de garantir a segurança, flexibilidade e estabilidade dos sistemas monetário e financeiro do país.

Uma instituição importante dentro do Fed é o Fomc, o Federal Open Market Committee, ou Comitê Federal de Mercado Aberto, que decide sobre a condução da política monetária e a taxa base de juros do país. O Fomc se reúne oito vezes por ano para avaliar as condições econômico-financeiras dos EUA e determinar as taxas de juros. Ele inspirou a criação do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central do Brasil.

A federal funds rate, é a taxa base de juros dos EUA, ou a taxa de juros paga pelos bancos que pegam recursos emprestados de outras instituições financeiras pelo período de um dia, a taxa do overnight.

Essa taxa é definida pelo Fomc nas reuniões realizadas durante o ano. O equivalente no Brasil seria a taxa Selic.

Japão

O BOJ (Bank Of Japan, ou Banco Central do Japão) foi fundado em 1882. A lei que criou o banco foi revista duas vezes, a primeira em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, e a segunda em 1997, quando o BOJ se adaptou aos mecanismos mais moderno de política monetária.

Em sua missão o banco mostra preocupação com a estabilidade de preços, não apenas em relação à inflação, mas também em relação à deflação, que prejudica a economia do país nos últimos anos.

A diretoria do BOJ é formada por nove executivos, incluindo o presidente do banco, indicados pelo governo e aprovados pelo Congresso. Ela é responsável por definir a taxa de juros básica.

O Japão é hoje o país com a menor taxa de juros do mundo, praticamente zero. Na década de 1990, as taxas de juros do Japão foram reduzidas de 8,3% para 0,5% ao ano. Em 1999, o BOJ começou a operar com uma política de juros zero, ampliando a quantidade de recursos na economia para fazer com que os juros fossem "os mais baixos possíveis", para tentar reativar a economia do país.

Zona do Euro

A UE, União Européia, é constituída hoje por 25 países, sendo que 12 deles adotam o euro como moeda única e formam a Zona do Euro: Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal, Grécia e Finlândia.

O BCE (Banco Central Europeu) é responsável pela moeda única européia desde 1º de janeiro de 1999. Dinamarca, Reino Unido, Suécia e mais dez países que entraram na UE em maio de 2004, não utilizam o euro como moeda única, e mantém bancos centrais independentes.

A política monetária é responsabilidade de dois órgãos do BCE. O banco possui um conselho constituído pelos seis membros da sua Comissão Executiva e pelos presidentes de todos os bancos centrais nacionais dos países do euro. Ele é responsável por definir os rumos da política monetária e determinar as taxas de juros. O Conselho do BCE se reúne duas vezes por mês, na Alemanha.

Para garantir a independência do BCE, os bancos centrais nacionais também tiveram de ficar independentes dos seus governos.

Leia mais
  • Entenda o que acontece na economia quando os juros sobem
  • Confira a evolução dos juros no país desde 2002
  • Copom eleva taxa básica de juro para 17,25% ao ano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a decisão do Copom
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página