Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2004 - 14h45

Governo trabalha para que retomada seja sólida, diz Marcos Lisboa

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcos Lisboa, considerou a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) "extremamente favorável" e disse que o "governo está trabalhando para que essa retomada seja o mais sólida possível".

Ele evitou fazer previsões para 2004 e 2005. Mas disse que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já considera a possibilidade de o crescimento da economia do país atingir 5% neste ano mesmo que o nível de atividade fique parado no quarto trimestre.

A economia brasileira cresceu 6,1% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informou hoje o IBGE. Trata-se do melhor resultado desde o terceiro trimestre de 1996. Em relação ao segundo trimestre de 2004, o crescimento foi de 1%. Nos nove primeiros meses deste ano, o PIB acumula expansão de 5,3% sobre o mesmo período de 2003.

Na estimativa do Banco Central, divulgada em relatório em setembro, o PIB deverá ter crescimento de 4,4% neste ano. Alguns integrantes do governo já falavam em expansão superior a 4,7%.

Sobre as estimativas dos analistas de desaceleração no PIB em 2005 em relação a 2004, Lisboa afirmou que o trabalho da equipe econômica "não é de curto prazo".

"Nosso trabalho é criar condições para o crescimento de longo prazo", afirmou.

De acordo com ele, os números favoráveis referentes ao avanço do PIB já estão levando os economistas a reavaliarem suas previsões.

Marcos Lisboa falou após participar de seminário de economia promovido pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), em São Paulo.

Leia mais
  • Entenda o que é PIB e como o IBGE faz seu cálculo
  • Revisão do PIB em 2003 mostra custo menor do ajuste, diz Palocci
  • Após PIB, Palocci vê "ciclo virtuoso" para economia brasileira

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PIB brasileiro

    Sites relacionados
  • UOL News entrevista o economista Darwin Dib do Unibanco (só assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página