Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2005 - 17h37

Dólar fecha em queda pelo 3º dia, abaixo de R$ 2,70

Publicidade

da Folha Online

O dólar fechou hoje em queda pelo terceiro dia consecutivo, mas ainda acumula alta de 4% no mês. Nesta terça-feira, a moeda norte-americana recuou 0,91% e terminou cotada a R$ 2,698.

Depois de uma rodada de perdas, os títulos da dívida externa do Brasil subiram um pouco, buscando uma recuperação dos preços.

Isso fez o risco Brasil cair mais de 1% nesta terça-feira, após alta de 10% na semana passada. Mesmo assim, o indicador ainda está em patamar elevado (470 pontos).

Mais uma vez, os investidores ficaram atentos ao mercado americano. Foi divulgada uma queda da confiança do consumidor nos EUA. O dado fez o rendimento do título do Tesouro dos EUA, de dez anos, cair abaixo de 4,60%, dando um alívio para os títulos dos mercados emergentes.

No Brasil, houve a divulgação do relatório trimestral de inflação. O Banco Central elevou a expectativa de inflação para 2005, de 5,3% para 5,5%.

"O relatório não trouxe novidade nenhuma ao que o mercado já esperava", disse o vice-presidente executivo de tesouraria do banco alemão WestLB, Flávio Farah.

Um dia após o anúncio da não-renovação do acordo do Brasil com o FMI, a avaliação dominante é de que a decisão foi positiva.

"Por um lado o país perde um seguro barato que poderia ter em um momento de crise. Por outro lado, mostra confiança nos fundamentos de sua economia. Essa segunda avaliação é a que predominou sobre a decisão do governo", disse Farah.

Boatos sobre uma entrada de recursos externos feita por uma empresa também circularam no mercado, o que favoreceu a queda das cotações. O Banco Central não realizou nenhum leilão de compra de divisas.

No início da noite, o BC informa se realizará leilão de "swap cambial inverso" nesta quarta-feira. Segundo Farah, a expectativa é que a operação não seja realizada, a exemplo do que ocorreu nas últimas semanas.

Leia mais
  • Apesar de juro maior, BC eleva a 5,5% previsão de inflação em 2005
  • Governo desiste de MP que corrige tabela e eleva IR para empresas

    Especial
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página