Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2005 - 17h41

Presidente da CUT pede demissão de diretores do BC

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Luiz Marinho, pediu hoje a cabeça dos diretores do Banco Central. O sindicalista se irritou com os termos da ata do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) divulgada hoje, que sinalizou que poderá elevar a taxa Selic novamente em maio.

"O Copom já passou dos limites. Ninguém aguenta mais aumento de juros. O presidente Lula presida adotar medidas severas em relação ao Copom", disse Marinho por telefone.

Entre as medidas sugeridas está o "enquadramento" ou "troca" dos diretores do BC. "Tem gente capaz no mercado. É por causa disso que estou pedindo a cabeça deles", afirmou.

Na semana passada, a taxa Selic foi elevada de 19,25% ao ano para 19,5% ao ano. Foi a oitava elevação consecutiva.

A ata do Copom citou a "persistência de focos localizados de pressão na inflação corrente e a deterioração no cenário externo, com os preços do petróleo em níveis elevados e a possibilidade de permanência de condições voláteis nos mercados internacionais de capitais" que motivaram a última elevação dos juros.

Para Marinho, faz tempo que a sociedade vem alertando que inflação está sendo puxada por determinados segmentos da economia. "O problema não é generalizado. Se são setores específicos os responsáveis pela inflação, o que se tem de fazer é chamar esses segmentos para uma negociação."

Leia mais
  • Bovespa cai 1,94% após ata mostrar temor sobre inflação
  • Inflação cai em São Paulo após 5 semanas em alta, diz Fipe
  • Inflação avança para 0,86% em abril, diz FGV
  • Produção industrial cresce 1,1% em SP, diz Ciesp/Fiesp

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a ata do Copom
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página