Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2005 - 12h02

Receita já recebeu 18,5 milhões de declaração do IR; prazo acaba hoje

Publicidade

da Folha Online

A Receita Federal já recebeu mais de 92,5% das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2005 (ano-base 2004). Até às 10h de hoje, último dia do prazo de entrega, o sistema da Receita contabilizava o recebimento de 18,5 milhões de documentos, sem contar as entregas feitas em formulário de papel.

A expectativa da Receita é que 20 milhões de brasileiros prestem contas até o final do prazo, que termina na noite de hoje. Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74.

Pela internet e telefone, o prazo de entrega se encerra às 20h. Já para os demais meios de entrega --disquete e formulário--, o encerramento obedece o horário de expediente de bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e Correios.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, volta a alertar que quem ainda não entregou a declaração deve evitar deixar para fazer a transmissão nas últimas horas. "O risco é grande, pois à medida que o tempo passa aumenta o congestionamento, principalmente do sistema de telefonia", afirmou.

Apesar de alguns contribuintes terem enfrentado dificuldades nesta manhã para transmitir declarações via internet, devido ao excesso de usuários, Adir informa que o sistema de recepção de declarações da Receita está trabalhando "dentro da normalidade".

Segundo ele, o dia de maior movimento este ano ocorreu ontem, quando 2,1 milhões de contribuintes enviaram a declaração. Esse número, informou, "é bem inferior à capacidade do sistema, que pode receber até 3 milhões de documentos".

Leia mais
  • Contribuinte enfrenta dificuldade para enviar declaração pela internet

    Especial
  • Saiba mais sobre a declaração do IR 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página