Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2005 - 19h55

Entenda o que acontece na economia com a manutenção dos juros

Publicidade

da Folha Online

A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária, do Banco Central) de interromper o ciclo de altas dos juros após nove aumentos consecutivos ajuda a reduzir a deterioração do cenário econômico.

Depois das nove altas seguidas, a economia brasileira já começou a dar sinais de desaquecimento.

Para o economista da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP), Paulo Picchetti, a manutenção do juro básico (Selic) não tem grande efeito na economia no curto prazo pois a taxa de 19,75% ao ano continua alta, mas colabora com as expectativas em relação ao futuro.

Ou seja, com a estabilidade da Selic, o mercado começa a especular sobre quando o Copom voltará a reduzir a taxa, o que pode provocar um recuo nas projeções dos juros futuros.

A expectativa de juros menores no futuro ajuda as empresas nas suas decisões de investimentos porque abre a possibilidade de os financiamentos ficarem mais baratos e estimula o crescimento da economia.

Selic

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, criado em 1979 pelo Banco Central e pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos.

O Selic é um sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeira, assegurando maior controle sobre as reservas bancárias.

Hoje, Selic identifica também a taxa de juros que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos.

A Selic é considerada a taxa básica porque é usada em operações entre bancos e, por isso, tem influência sobre os juros de toda a economia.

Leia mais
  • BC mantém juros em 19,75% e interrompe seqüência de nove altas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as decisões do Copom
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página