Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2002 - 09h35

São Paulo terá memorial da língua portuguesa

da Folha de S.Paulo

O governo do Estado de São Paulo, as secretarias de Estado da Educação e da Cultura e sete empresas privadas assinaram neste mês um convênio para a criação de um centro de referência da língua portuguesa, que será construído, em 30 meses, na estação da Luz, centro da capital paulista.

"O projeto irá desenvolver oficinas culturais, documentários, aulas com professores e trabalhos para estimular a leitura", disse Geraldo Alckmin, governador do Estado.

Segundo ele, o memorial permitirá que outros países que falam a língua também possam participar. "A idéia é ter uma ação interativa e poder, através da internet, dialogar com os países de língua portuguesa. O centro de referência pretende ter uma importância mundial."

Pela estação da Luz circulam diariamente cerca de 300 mil pessoas. Os organizadores do projeto pretendem captar cerca de 10% dessa população. Para que os passageiros, que embarcam e desembarcam de trens e metrôs, sejam estimulados a visitar o espaço, o projeto prevê que, além da mostra permanente, haverá dois outros tipos de exposições: a rotativa e a interativa.

A primeira será montada com exposições de obras originais, nacionais e estrangeiras, fotos de autores, biografias e outros. Contará também com uma biblioteca. A última terá peças de teatro, saraus, brincadeiras com crianças e acesso a computadores e jogos.

Mais do que atrair estudantes, o objetivo é convidar professores a participar das atividades e reciclar seus conhecimentos. O custo total do projeto está orçado em R$ 31 milhões. A construção do memorial faz parte das obras de revitalização do centro histórico.

Leia mais:

  • Confira alguns institutos de matemática, português e inglês em SP

  • Confira alguns centros culturais de história em SP

  • Confira alguns museus e institutos de física e de geografia em SP

  • Confira alguns museus e centros culturais sobre biologia em SP

  • Visita a museus é chance de aprender de forma diferente


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página