Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2002 - 14h36

Geografia: Os significados das siglas e o vestibular

EDER MELGAR
da Folha de S.Paulo

Qual a sigla da entidade internacional que deve julgar os conflitos comerciais entre os países? O que significa a sigla OCDE? Essas perguntas foram feitas recentemente em vestibulares de grandes instituições de ensino do Estado de São Paulo.

Já foram questionados também os aspectos da implantação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e o papel das ONGs (Organizações Não-Governamentais). O importante a ressaltar é que, nos dois casos, as questões pressupunham que o aluno soubesse o significado das siglas.

O Brasil acabou de fechar mais um acordo com o FMI, o que tem provocado muita controvérsia nas campanhas eleitorais, a ponto de o presidente da República ter convocado os candidatos para reuniões em que foi discutido o empréstimo ao país. Esse fato pode estimular algum vestibular a perguntar se os alunos sabem o que é o FMI (Fundo Monetário Internacional).

A ONU divulgou recentemente um relatório sobre o desenvolvimento humano que apontava o Brasil no 73º lugar no ranking do IDH, enquanto a Noruega, pela segunda vez consecutiva, aparecia na liderança e Serra Leoa, em último lugar. Será que alguém vai perguntar o que é a ONU (Organização das Nações Unidas)? E o que é IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)?

Uma notícia recente informava que o Brasil recorreria, em conjunto com a UE, contra as barreiras comerciais ao aço levantadas pelos EUA. É possível que poucos tenham dúvida sobre o significado da sigla EUA (Estados Unidos da América), porém e quanto à sigla UE (União Européia)?

Deu para perceber que os vestibulandos desprevenidos podem ser atropelados por uma "sigla desgovernada", portanto, se você quiser realizar as provas com mais tranqüilidade, procure conhecer as mais usadas no dia-a-dia. Não esqueça que saber o significado da sigla é o mínimo; é necessário saber também em que contexto se insere a organização, o índice ou o país, por exemplo.

Eder Melgar é coordenador de geografia do curso Intergraus

Leia mais:

  • História: A conquista do norte mexicano

  • Atualidades: Alca, nova versão da Doutrina Monroe

  • Física: O afastamento das galáxias

  • Matemática: Descoberta sobre números primos

  • Português: Pronome átono nem sempre é complemento verbal


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    TV LED TV LED Smart, HDMI, Full HD a partir de R$ 899,90

    Geladeira Geladeira Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

    Home Theater | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página