Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2003 - 13h30

Cristovam diz que professor não é valorizado

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, disse hoje que os professores são pouco reconhecidos no país. A afirmação feita durante a solenidade de entrega do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, nesta manhã, no ministério.

"O trabalho do professor não é como um outro qualquer. Pode parecer arrogante para quem escolheu a carreira de professor, como eu. Mas quando a gente encontra um ex-aluno e vê no que ele se transformou, a gente vê o trabalho que a gente faz", declarou o ministro.

Cristovam falou que muitas pessoas criticam o atual ministério por não ter foco. "É imoral enfocar apenas no ensino infantil ou no fundamental ou no médio. Temos que tratar todos. Ninguém fala que na saúde a gente vai, hoje, cuidar apenas de quem está com problema de fígado e daqui há um ano a gente cuida de quem tem problema de coração. Não pode fazer isso porque nesse período a gente vai perder quantos?"

Mudança

Segundo o ministro, o governo já está trabalhando para valorizar mais o professor e reverter a dura realidade do profissional em educação com a criação do Sistema Nacional de Educação, que vai tratar os educadores de todo o país de maneira semelhante, criação do piso e aumento do salário dos professores, através do Fundeb - Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica, e ainda implantar o certificado federal.

"Com essas quatro coisas a gente vai dar o salto. Agora, isso demora por causa dos recursos, porque temos um regime democrático e que passa pelo Congresso e porque ainda teremos que negociar com os municípios e os estados", concluiu.

Criado em 1995, o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental tem como objetivo valorizar e reconhecer o trabalho dos professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, da rede pública, que desenvolvem, em sala de aula, metodologias pedagógicas relevantes que contribuam para a qualidade do ensino. Há nove anos, no Dia do Professor, 20 educadores de todo o país são premiados. Além de ter os trabalhos reconhecidos pelo Ministério da Educação, cada um recebe um cheque no valor de cinco mil reais, além de um troféu e um certificado.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Ministro da Educação defende piso para professor
  • Ex-professora dá nota 8,5 para governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página