Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2004 - 06h12

Aluno brasileiro leva ouro em matemática

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Enquanto os atletas do Brasil se preparam para enfrentar o desafio das Olimpíadas de Atenas, sete brasileiros já trouxeram ao país uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze que exigiram bem menos força física --e muito mais esforço intelectual. São vitoriosos na Olimpíada Internacional de Matemática para Estudantes Universitários, finalizada em 29 de julho, na cidade de Skopje, na Macedônia.

A olimpíada teve a participação de delegações de estudantes de mais de 80 universidades de todo o mundo. Dos 11 brasileiros que participaram da competição, o estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC) Yuri Gomes Lima levou uma das medalhas de ouro e ficou classificado em primeiro lugar entre os estudantes das Américas e da Europa Ocidental.

"Problemas fáceis não têm graça. O negócio é o desafio. É suar", brinca ele, que cursa matemática e já faz planos para o mestrado.

"Gosto de matemática porque é uma disciplina desafiadora", afirma o medalhista. Para Lima, muitos estudantes não gostam de matemática e vão mal na disciplina porque há professores que "não fazem da matemática algo legal". "Há professor que ensina os alunos a decorar fórmulas, e a matemática não é só isso."

Contradição

Enquanto brasileiros se destacam nas olimpíadas da área, a média dos estudantes do país em matemática no exame internacional Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante) de 2003 deixou o Brasil em penúltimo lugar no ranking mundial.

O Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional aponta que 32% dos brasileiros entre 15 e 64 anos só reconhecem números em telefones, relógios e calendários; 3% deles não sabem ler nenhum número.

Leia mais
  • Brasil ganha medalhas em olimpíada de matemática do ensino médio

    Especial
  • Veja o que foi publicado sobre a Olimpíada Internacional de Matemática
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página