Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2004 - 09h43

Correção de redação é principal mudança na Unicamp

Publicidade

PALOMA VARÓN
da Folha de S. Paulo

O vestibular da Unicamp, que começa neste domingo, traz algumas novidades. Além do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social, a inscrição neste ano foi totalmente on-line. Houve também mudança no critério para a correção da redação.

A partir deste ano, só serão corrigidas as redações dos candidatos que obtiverem ao menos 50% de rendimento nas 12 questões dissertativas que compõem a primeira fase. De acordo com a Comvest, responsável pelo processo seletivo da universidade, a alteração ocorreu por questões logísticas: para economizar tempo, dinheiro, pessoal e até mesmo espaço físico.

A redação continua valendo metade da primeira fase, ou seja, 60 pontos. "Para nós, não muda nada. A redação não perdeu sua importância", afirma a coordenadora de redação da Unicamp, Meirélen Rodrigues. "Com a mudança de critério, o aluno tem de saber como dividir o seu tempo para fazer bem as duas partes da prova", afirma.

A divisão do tempo, se bem feita, garante tranqüilidade para fazer a prova. Essa é a opinião dos professores de redação Maria Aparecida Custódio, do Objetivo, e Sérgio Degrande, do COC.

Eles evitam dizer por onde o aluno deve começar a prova (pela redação ou pelas questões), alegando que essa escolha é pessoal. Mas Degrande afirma que ler a coletânea de textos da redação antes, fazer um rascunho e voltar para fazer as questões é o caminho que ele seguiria. "É bom ver antes os textos da redação porque eles estão sempre relacionados aos das questões dissertativas, assim como os textos das questões auxiliam a escrita. Ler toda a prova antes ajuda", diz.

Para os candidatos de outros Estados, a inclusão de Fortaleza como segunda capital nordestina também é uma novidade. Agora, são 20 cidades, em oito Estados e no Distrito Federal, que realizam as provas quase que simultaneamente --a diferença se dá apenas porque algumas não adotaram o horário de verão.



Leia mais
  • Alteração na Unicamp assusta alguns candidatos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cotas em universidades
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página