Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2005 - 10h24

Na Fuvest, aluno faz provas ligadas à sua carreira

Publicidade

ANDRÉ NICOLETTI
da Folha de S. Paulo

As apostilas de todas as matérias de exatas e de biologia de Felipe dos Santos Senise, 18, já foram aposentadas. Desde que passou para a segunda fase da Fuvest, ele não estuda mais as fórmulas, os cálculos e até mesmo os mapas de geografia, já que em sua carreira, publicidade, o exame agora cobra apenas conhecimentos de português e de história.

"Matemática, ainda vi um pouco depois da primeira fase da Fuvest por causa da FGV, que também prestei, mas, agora, estou só com português e história", disse.

Diferentemente do que acontece na segunda fase da Unicamp, na Fuvest, os candidatos têm de fazer apenas as provas das disciplinas relacionadas aos seus cursos e, em cada dia de exame, é aplicada apenas uma matéria, com dez questões.

As unidades responsáveis por cada um dos cursos em disputa na Fuvest determinam quais as matérias que devem ser exigidas na segunda fase de seus futuros estudantes. Assim, as disciplinas podem variar conforme o campus em que é ministrado o curso. Em farmácia, por exemplo, os candidatos de Ribeirão Preto têm de resolver português, química e biologia. Já os que concorrem para São Paulo têm ainda as dez perguntas da prova de física. O mesmo acontece com arquitetura, que, em São Carlos, não tem o exame de física, além de ter uma prova específica de 40 pontos, enquanto a de São Paulo vale o dobro.

Apesar de haver duas disciplinas em alguns dos dias, os candidatos respondem apenas às perguntas de uma delas. A programação é feita para que uma carreira não tenha duas provas no mesmo dia.

A única prova obrigatória para todos os candidatos é a primeira, de português, também a única a ter quatro horas de duração. Além de responder a dez questões escritas, geralmente subdivididas em pelo menos dois itens, como nos demais dias, o candidato tem de fazer uma redação, sempre dissertativa. O tema do ano passado, o tempo, surpreendeu ao retomar um assunto mais abstrato, que havia sido abandonado há alguns anos pela Fuvest.

Leia mais
  • Na reta final, estudantes iniciam 2ª fase da Fuvest domingo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Fuvest 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página