Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2005 - 10h47

Aprovados na USP fazem três pontos a mais

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Três pontos. Foi o que os candidatos aprovados na USP tiveram, em média, acima da nota de corte da primeira fase no vestibular do ano passado. De acordo com um levantamento produzido pela Folha, a matrícula na maior universidade do país exigiu dos vestibulandos, no geral, 2,79 pontos a mais do que a nota de convocação para a segunda fase. Como não há nota quebrada, o arredondamento foi feito para cima.

As carreiras de exatas foram as que exigiram maior pontuação na primeira fase: no cálculo geral, o aprovado com o menor número de pontos fez 3,96 a mais do que a nota de corte. Já as humanas foram as que exigiram menor nota: 2,16 pontos a mais. Nas biológicas, os convocados na primeira chamada tiveram, em média, 2,28 pontos além da nota de corte.

Em muitos cursos, o candidato matriculado com a nota mais baixa na primeira fase pontuou exatamente o mesmo que a nota de corte exigiu.
Esse foi o caso de engenharia, na Poli (Escola Politécnica). O aprovado com menos pontos no exame classificatório fez 67 dos 100 possíveis --número exato da nota de corte da carreira.

No entanto, para o curso de ciência da computação, a exigência foi bem maior. O último matriculado fez, na primeira fase, sete pontos a mais do que a nota de convocação para a segunda fase.

O curso que mais exigiu pontos além da nota de classificação foi o de física em São Carlos. Os matriculados fizeram 68 pontos, sendo que a nota de corte foi de 52.

Em humanas, gestão ambiental (matutino) foi o curso que mais pediu pontos além da nota de convocação para a segunda fase. O último aprovado teve 50 pontos, quando a nota de corte era 38. A diferença entre a nota de corte e a nota mínima do último aprovado caiu bastante no curso noturno. A menor nota do primeiro exame na carreira foi 45.

Ciências da atividade física, na USP Leste, foi o curso que mais cobrou pontos acima da nota de corte da primeira fase. O último aprovado fez 34 e a nota mínima para a segunda fase foi 25.

Leia mais
  • Fuvest prevê que a nota de corte suba

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Fuvest
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página