Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2000 - 08h35

39% dos matriculados na Unesp vêm de escolas públicas

da Folha de S.Paulo

As provas da Unesp são conhecidas por não surpreender o aluno. A preocupação da instituição é fazer um vestibular adaptado à realidade do ensino médio, dando oportunidade de acesso aos candidatos de escolas públicas ou privadas.

Pesquisas mostram que 39% dos alunos matriculados este ano na Unesp vieram de escolas públicas (na USP foram 19,2% e na Unicamp, 33,2%).

"Não é correto valer-se do vestibular para mostrar as falhas do ensino no país. O aluno não é responsável pelos problemas da educação", disse Fernando Dagnoni Prado, diretor acadêmico da Unesp.

Ele diz, entretanto, que é um engano achar que uma prova menos exigente facilita a classificação. "A prova pode até ser mais fácil, mas a média dos aprovados também é maior no final, sobretudo para as carreiras mais concorridas como medicina, ciências da computação e direito", afirma.

Na Unesp, o curso mais procurado na área de biológicas é o de medicina em Botucatu (95,5 candidatos/vaga). Em exatas é ciência da computação de Bauru (28,8) e na área de humanas, a procura maior é pelo curso de direito noturno em Franca (40,2).

Segundo o coordenador de biologia do Universitário Antônio Carlos Pezzi, a estrutura da prova da Unesp é semelhante à da Fuvest, porém o exame é mais fácil de ser resolvido.

No primeiro dia do vestibular, os candidatos terão de responder a prova de conhecimentos gerais, idêntica para todas as carreiras.

Segunda-feira será a vez do exame de conhecimentos específicos, que é dissertativo. Quem for fazer um curso na área de biológicas terá de responder a dez questões de biologia, seis de química, cinco de física e quatro de matemática.

Quem optou pela área de exatas vai fazer dez questões de matemática, nove de física e seis de química. Na área de humanas, serão dez de história, nove de geografia e seis de língua portuguesa.

No último dia, todos deverão responder a dez questões discursivas e fazer uma redação.

Enem

Na Unesp, a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vale 20% da prova de conhecimentos gerais, diferentemente do que ocorre na Fuvest e na Unicamp, que a consideram em 20% da média final do candidato.

Para saber o seu caso, some a nota do Enem com a nota da Unesp (multiplicada por quatro) e divida o resultado por cinco.

Leia mais:

  • Provas da Unesp começam no domingo
  • Redação pede temas da atualidade
  • Tire suas dúvidas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página