Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2007 - 11h15

Escolas estaduais vão reprovar de 2 em 2 anos em SP

Publicidade

da Folha Online

O governo do Estado de São Paulo vai mudar o sistema de reprovação dos alunos da rede pública a partir de 2008: haverá quatro ciclos de dois anos no ensino fundamental e, ao final de cada um, o aluno poderá ficar retido.

Segundo reportagem publicada pela Folha na edição desta terça-feira, o objetivo é detectar falhas de aprendizado e corrigi-las a tempo. Hoje, são dois ciclos de quatro anos, ao final dos quais o aluno pode ser reprovado e repetir um ano.

Na prática, o aluno poderá agora ser "reprovado" quatro vezes, em vez das duas atuais. Será avaliado em períodos mais curtos e as lacunas de aprendizado localizadas e corrigidas antes, acredita a secretária da Educação do Estado, Maria Lucia Vasconcelos.

"Alarmante, triste" são os adjetivos usados pela secretária ao comentar os resultados obtidos pelos alunos das escolas estaduais paulistanas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado.

Todos os 621 colégios sob controle do Estado tiveram notas inferiores a 50 (de 100 pontos) --o governo administra ainda 11 escolas técnicas e uma ligada à USP, num total de 633 estabelecimentos.

A média geral das escolas estaduais da cidade foi de 38,42 (contra 52,81 de média das escolas particulares).

A secretaria também quer reorganizar o currículo do ensino médio. O governo pretende atrair o aluno com a proposta de prepará-lo para o mercado de trabalho.

Leia mais
  • 96% das escolas estaduais da cidade de SP tiveram notas baixas no Enem

    Especial
  • Reprovação no Estado será de 2 em 2 anos (exclusivo para assinantes)
  • Leia o que já foi publicado sobre o Enem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página