Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2008 - 07h30

Lula assina hoje decreto com cronograma de implantação do acordo ortográfico

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta segunda-feira o decreto com o cronograma de implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no país. A assinatura ocorre durante sessão solene de celebração dos cem anos da morte de Machado de Assis, na ABL (Academia Brasileira de Letras), no Rio.

O governo brasileiro já havia definido que as mudanças na ortografia portuguesa seriam adotadas a partir de 1º de janeiro do próximo ano, inicialmente em documentos oficiais. Nos livros didáticos, as alterações serão graduais, e a transição deve ser finalizada até 2012.

A reforma ortográfica é resultado de um acordo de 1990 para padronizar a grafia do idioma português celebrado entre os países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa): Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste. O Brasil será o primeiro a implementar as novas regras oficialmente.

As mudanças mais significativas alteram a acentuação de algumas palavras, extingue o uso do trema e sistematiza a utilização do hífen. No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos demais países, que adotam a ortografia de Portugal, o percentual é de 1,6%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página