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04/11/2001 - 04h33

Para ONU, matemática é disciplina prioritária

da Folha de S.Paulo

A ênfase no ensino de matemática desde a escola fundamental é indispensável para elevar as condições de vida de um país. O diagnóstico, acompanhado de recomendação para que os governos invistam na área, consta da edição de 2001 do Relatório do Desenvolvimento Humano da ONU.

Na avaliação do órgão, até a política de distribuição de bolsas de pesquisa deveria contemplar esse fator.

Para as Nações Unidas, não é coincidência o avanço expressivo nos indicadores sociais dos quatro Tigres Asiáticos em que houve gestões públicas para incentivar o estudo de matemática, computação e engenharia.

Dos 3 milhões de universitários em Taiwan, Hong Kong, Cingapura e Coréia do Sul, mais de 1 milhão se dedicam atualmente a essas disciplinas.

Pela primeira vez, o relatório procurou mapear o envolvimento em pesquisas e empreendimentos na área.

Entre 88 países que encaminharam informações consideradas sólidas, o Brasil surge na 67ª posição, com somente 168 cientistas/ engenheiros para cada 100 mil habitantes. À sua frente na lista aparecem, por exemplo, Gabão (234) e Peru (233). O Japão é o líder do ranking, com 4.909. (RENATA LO PRETE)

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