Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2010 - 21h07

Professor avalia prova de matemática como vilã do vestibular; veja correção da Unicamp

Publicidade

JULIANNA GRANJEIA
colaboração para a Folha Online

O nível de dificuldade e o pouco tempo para responder todas as questões fizeram com que a prova de matemática do vestibular da Unicamp, aplicada nesta quarta-feira, fosse considerada a vilã dos processos seletivos pelo coordenador de matemática do curso Etapa, Marcelo Dias Carvalho. Os cursinhos disponibilizam em suas páginas na internet a correção comentada da prova (veja abaixo).

Veja as provas da segunda fase da Unicamp

"A prova me surpreendeu pelo nível de dificuldade. A da Fuvest já tinha sido difícil também. Em algumas questões, como a três e a nove, os alunos devem ter perdido muito tempo para resolver. Em outras, o nível de dificuldade não era tão alto", disse Carvalho.

Para o professor do curso e colégio Objetivo, Carlos Seno, a prova de matemática da Unicamp teve o mesmo nível de dificuldade que a do ano passado. "Não foi uma prova fácil, foi uma prova de segunda fase com nível de dificuldade de médio para alto. Algumas questões eram muito trabalhosas e o tempo pode ter sido um complicador", afirmou Seno.

Inglês

A prova de inglês foi considerada inteligente e abrangente pelos professores consultados pela Folha Online. "Foi muito criativa, bem elaborada e manteve o nível dos outros anos, de dificuldade média. Toda a prova foi baseada em interpretação de textos", disse o coordenador de inglês do curso Etapa, Alahkin de Barros Filho.

Cristina Armaganijan, coordenadora de inglês do curso e colégio Objetivo, afirmou que o conteúdo da prova foi adequado ao conhecimento de um aluno que sai do ensino médio. "Não é uma prova absurda, mas não foi boba. Apesar de ter 12 questões, cada uma com dois itens, não foi longa. Os textos eram curtos, interessantes e bem diversificados."

As questões de inglês trouxeram textos desde de quadrinho, crítica de livros até a reprodução de uma carteira de motorista.

Correção

Os cursinhos disponibilizam em suas páginas na internet a correção comentada da prova:

Confira a correção feita pelo Anglo
Confira a correção feita pelo Etapa
Confira correção feita pelo Objetivo

Abstenção

O quarto e último dia de prova da segunda fase do vestibular da Unicamp (Universidade de Campinas) com questões de matemática e inglês, nesta quarta-feira, teve abstenção de 9,3%, ou seja, 1.367 dos 14.706 convocados não compareceram. O índice é maior do que o registrado no ano anterior, quando 7,3% dos candidatos faltaram.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página