Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2001 - 17h32

Veja a íntegra do bate-papo com o professor de química

da Folha Online

Veja como foi o bate-papo com o professor de química Nelson Bergmann realizado nesta quarta-feira pelo Fovest Online.

Este bate-papo faz parte de um ciclo de chats promovido pela Folha Online todas as quartas-feiras, em parceria com o Colégio e Cursinho Objetivo, para tirar as dúvidas dos vestibulandos na véspera da primeira fase da Fuvest.

Na semana que vem é a vez de língua portuguesa. A conversa está marcada para as 16h.

(15:04:29) Nelson Bergmann: Boa tarde a todos. Estamos aqui para tirar dúvidas de química nos principais vestibulares.

(15:05:02) José Ricardo L. Almeida fala para Nelson Bergmann: Grande professor Nelson....... gostaria de saber a porcentagem de orgânica que cai no vest da fuvest???

(15:06:07) Nelson Bergmann: Boa tarde professor Almeida, coordenador de química do conceituado colégio Bandeirantes. A proporção de química orgânica do ano passado foi de 25%. Estimativas para este ano são de 20% a 30%

(15:05:23) Engenheiro fala para Nelson Bergmann: Eu gostaria de saber o que muda no vestibular de química da fuvest para esse ano??

(15:07:01) Nelson Bergmann: Engenheiro, por enquanto não há mudanças significativas. Vai continuar havendo predomínio de físico-química e química inorgânica

(15:06:58) Caio/CPS fala para Nelson Bergmann: Prof. gostaria de saber quantos são os estados da matéria, são só solido, liquido, gasoso e plasmático ou tem um outro, coloidal? Qual estado estão os nossos músculos?

(15:08:38) Nelson Bergmann: Caio/CPS, coloidal não é estado da matéria, é um tipo de dispersão. Os principais estados são três: líquido, sólido e gasoso. O quarto estado é o plasma e o quinto é o estado de baixa temperatura, experimento realizado em 1995.

(15:07:22) rapaiz fala para Nelson Bergmann: Química Química, Bergmão vai te ensinar, eu vou passar fenol na mão , assim....assim.... equilibrar a reação...... assim assim...... já fiz até cola na palma da mão pra prova do bergmão

(15:10:18) Nelson Bergmann: Rapaiz, não adianta passar fenol na mão que a prova estará imune.

(15:08:43) Estudante fala para Nelson Bergmann: Caro professor, o que devo estudar nessa reta final..?
(15:11:42) Nelson Bergmann: Estudante, as questões da Fuvest são originais que não exigem memorizações e sim o bom senso do aluno. O ideal agora é ler o material que você possui, principalmente de físico-química e química geral

(15:10:37) José Ricardo L. Almeida fala para Nelson Bergmann: Professor Bergmann, o q vc acha do vestibular de química da FGV?

(15:12:47) Nelson Bergmann: José Ricardo, não há mais química no vestibular da FGV.

(15:12:00) Engenheiro fala para Nelson Bergmann: Vc acredita que poderá cair alguma questão relacionada a guerra química??

(15:15:13) Nelson Bergmann: Engenheiro, pode haver questões envolvendo questões com conceitos de radioatividade sim. Pode cair algo relacionado às usinas nucleares, meia-vida e periculosidade das reações. Mas a prova da Fuvest deve ter sido elaborada antes do atentado do dia 11, o que eliminaria essa possibilidade. E no ano passado caiu uma questão sobre radioatividade na segunda fase e a Fuvest não gosta muito de repetir.

(15:14:21) Cachinhos fala para Nelson Bergmann: Qual a porcentagem de química orgânica q pode cair na 1º fase da Unicamp?

(15:16:51) Nelson Bergmann: Cachinhos, a Unicamp só tem duas questões discursivas, então a probabilidade é muito pequena. Se cair, é provável que seja uma questão de reação de química orgânica ou isomeria.

(15:16:04) Ana Carol fala para Nelson Bergmann: Qual a sua opinião sobre a prova de Química do ITA?? O que é mais importante estudar para realizar uma boa prova??

(15:19:09) Nelson Bergmann: Ana Carol, a prova do ITA é difícil, dependendo do ano caem até questões de nível de 3º grau. O aluno tem de ter estudado bastante e evitar errar nas questões fáceis. O mais importante é estudar físico-química. Química orgânica cai pouco e as questões são de nível médio. Essa é a tendência do exame.

(15:16:56) Caio/CPS fala para Nelson Bergmann: Professor, por favor me responda se existe valores de pH negativo?

(15:20:56) Nelson Bergmann: Caio/CPS, existe sim em soluções concentradas, mas não é costume trabalhar nessa faixa de pH. A faixa estipulado é de 0 a 14.

(15:19:14) samantha fala para Nelson Bergmann: Professor eu gostaria de saber quais os melhores cursos de engenharia química e química???

(15:22:40) Nelson Bergmann: Samantha, as faculdades estaduais e federais são as melhores, mas também são boas algumas particulares como mackenzie, unip, etc.

(15:22:19) José Ricardo L. Almeida fala para Nelson Bergmann: Professor, na área de química dar aulas em cursinhos e colégios é algo rentável na profissão???

(15:24:52) Nelson Bergmann: José Ricardo, Há determinados colégios (Bandeirantes, Santa Cruz) e cursinhos em que o profissional pode ter um bom salário sim.

(15:22:52) Aerith fala para Nelson Bergmann: Em termos de conhecimentos gerais, como a primeira prova da Vunesp, o q de matéria pode cair?

(15:26:34) Nelson Bergmann: Aerith, na Vunesp as questões clássicas em que predomina a química inorgânica (cálculo estequiométrico, óxido-redução, reações inorgânicas). É bem mais simples que a Fuvest.

(15:24:54) Engenheiro fala para Nelson Bergmann: O que vc achou da prova de química da segunda fase da unicamp do ano passado... que contava uma historinha durante a prova.... muita gente não gostou e vc o que achou???

(15:27:11) Nelson Bergmann: Engenheiro, eu sinceramente também acho que mascarou a questão. Pode ter prejudicado o aluno. Não gostei

(15:25:14) MULEKE SABOROSO USA fala para Nelson Bergmann: BOA TARDE PROFESSOR MORO EM BOSTON MASS E ESTOU VOLTANDO PARA O BRASIL PRA PRESTA VESTIBULAR DE MEDICINA E DEPOIS VOLTAREI PRA CA PRA FAZER O COLEGE . COM ESTUDOS DAQUI VC ACHA QUE EU VO TER DIFICULDADE ?

(15:29:00) Nelson Bergmann: Muleke, provavelmente vc terá dificuldades sim, porque no colegial dos EUA o currículo é mais simples que o nosso. Você precisa se adequar ao currículo daqui ou terá dificuldades.

(15:28:26) vestibulando fala para Nelson Bergmann: Professor, o mais conveniente para quem não passar em uma faculdade estadual é fazer um ano de fac. privada ou fazer um ano de cursinho e tentar novamente?

(15:31:12) Nelson Bergmann: Vestibulando, isso é uma questão que você tem de resolver com os seus familiares. Existem faculdades privadas que são muito boas, mas você tem de ver se há questões financeiras pesando. Às vezes fazer mais um ano de cursinho ajuda a ter mais maturidade, o que pode auxiliar num próximo exame das universidades públicas.

(15:29:07) Aerith fala para Nelson Bergmann: Tipo, sou do Rio e pretendo fazer vestibular pra SP, em termos de raciocínio e tipo de questões de química, os vestibulares de SP são mt diferentes daqui do Rio?

(15:33:53) Nelson Bergmann: Aerith, na Fuvest e na Unicamp as questões tendem a ser inéditas, envolvendo mais raciocínio do que decoreba. No universidade federal do Rio as questões são compatíveis com as das provas das duas paulistas. Agora um aluno bem preparado em química tem grandes chances na Unesp, no Mackenzie e na PUC. Essas provas dá para fazer tranquilo.

(15:31:34) yara pergunta para Nelson Bergmann: o senhor considera as questões da fuvest predominantemente de raciocínio ou de decoreba?

(15:34:16) Nelson Bergmann: Yara, como já disse anteriormente, predomina o raciocínio.

(15:33:54) Rodrigo fala para Nelson Bergmann: o senhor acha que vale a pena fazer um ano inteirinho dedicado ao cursinho para poder passar na fuvest ?

(15:35:18) Nelson Bergmann: Rodrigo, se o seu objetivo é esse, sim! Realmente é cansativo, estressante ao aluno e aos familiares. É preciso ter muita força de vontade, mas se essa é a faculdade dos seus sonhos, vale a pena sim.

(15:34:57) Mauro Aguiar fala para Nelson Bergmann: professor como que é a reação de esterificação

(15:37:55) Nelson Bergmann: Mauro Aguiar, esterificação é a reação entre um álcool e um ácido orgânico ou inorgânico, produzindo um éster e água.

(15:35:52) carolina fala para Nelson Bergmann: professor, na realidade eu sou aluna de química (licenciatura) da ufrrj. Como estou quase me formando gostaria de saber do senhor ate que ponto essa greve pode influenciar os vestibulandos e como lidar com isso em sala de aula?

(15:40:44) Nelson Bergmann: Carolina, aqui em São Paulo, a próxima semana terá revisão na maioria dos colégios e cursinhos. Os alunos do Rio têm que ter paciência e compreender que, apesar de ser um fato lastimável, elas terão de fazer o exame. Paciência.

(15:38:33) Estudante fala para Nelson Bergmann: Vc acha que nesse ano na Fuvest vão cair muitas questões relacionadas com a poluição.. (chuva acida, efeito estufa..)....????

(15:43:08) Nelson Bergmann: Uma questão de poluição pode cair envolvendo outros assuntos que não seja somente chuva ácida e efeito estufa, como poluição radioativa, aquática. A chuva ácida e o efeito estufa já foram muito enfocados.

(15:41:12) Ana Carol fala para Nelson Bergmann: Professor, o curso de engenharia química na FEI é bom?? E o de química no Mackenzie??

(15:43:46) Nelson Bergmann: As duas são faculdades tradicionais, principalmente o Mackenzie.

(15:44:20) Rosinha fala para Nelson Bergmann: Gostaria de saber se é bom lavar uma machucado c/ éter para que seque mais rápido?

(15:46:23) Nelson Bergmann: Rosinha, éter não tem propriedades bactericidas e sim anestésicas. De fato ele seca rápido, mas não vai evitar uma infecção.

(15:46:46) Nelson Bergmann: Rosinha, complementando, para dores musculares o éter seria mais recomendável.

(15:44:35) carolina fala para Nelson Bergmann: no meu caso que estou iniciando minha carreira como professora agora,vale a pena assumir a responsabilidade de um cursinho agora?

(15:47:48) Nelson Bergmann: Carolina, para encarar um cursinho é melhor ter primeiro passado por um colégio e ter o domínio das três áreas de química (inorgânica, físico-química e orgânica).

(15:47:44) Beth Pontes fala para Nelson Bergmann: professor, quais os efeitos do éter, clorofórmio e lança perfume no ser humano????????

(15:50:42) Nelson Bergmann: Beth, o grande problema do lança perfume é a presença do clorofórmio, que causa lesões no fígado. Já o éter é só um anestésico e não causa danos.

(15:48:24) lelo fala para Nelson Bergmann: Professor, o que o senhor acha dos programas de química para o segundo grau?

(15:51:11) Nelson Bergmann: Lelo, eu acho que os programas são muito longos e deveriam ser diminuídos.

(15:51:23) cachinho fala para Nelson Bergmann: Qual o grau de dificuldade a prova de química na segunda fase da Unicamp, e o q pode cair com mais freqüência?

(15:52:00) Nelson Bergmann: Cachinho, o grau de dificuldade é médio e pode cair mais físico-química

(15:52:13) july fala para Nelson Bergmann: qual eh a melhor faculdade de química do pais????

(15:53:45) Nelson Bergmann: July, várias são boas, mas eu destaco USP e Unicamp.

(15:52:34) Beth Pontes fala para Nelson Bergmann: Professor berg, o q vem a ser um fenol???? Como é possível diferenciar um álcool primário de um secundário ou terciário???

(15:55:24) Nelson Bergmann: Beth, fenol é quando o grupo OH está ligado diretamente no anel benzênico. Podemos diferenciá-los por reações de oxidação.

(15:57:48) Nelson Bergmann: Bom, estamos terminando o bate-papo e desejo a todos boa sorte nos exames. Aos colegas que mandaram mensagens, mando o meu agradecimento. Para quem vai prestar Fuvest, recomendo assistir às aulas de revisão na próxima semana, descansar à tarde e à noite revisar a aula do dia. Reforçando, o que mais cai é físico-química, como cinética, equilíbrio, termo-química e eletroquímica. Mais uma vez, boa sorte!!!

Veja como foram os bate-papos anteriores:

  • Jessé Alves de Menezes - geografia

  • Ciro de Moura Ramos - história

  • Marcelo Alex Leal - biologia.

    Leia mais notícias de vestibular no Fovest Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página