Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2002 - 10h44

Exercício físico pode ajudar a diminuir a ansiedade do vestibular

da Folha de S.Paulo

Os exercícios físicos podem ajudar o vestibulando a diminuir a ansiedade, melhorar o nível de atenção e o rendimento dos estudos. É o que diz Rosa Maria Mesquita, professora da Faculdade de Educação Física da USP. De acordo com ela, um dos efeitos positivos é "desfocalizar" a atenção dos estudos para uma outra atividade.

Folha - Como o exercício físico pode ajudar os vestibulandos?
Rosa Maria Mesquita - Os exercícios físicos têm dois tipos de efeitos: os fisiológicos e os psicológicos. Fisiologicamente, quando se faz exercícios, há um dilatamento dos vasos sangüíneos e o aumento do fluxo de sangue para o cérebro. Você oxigena e nutre mais as células cerebrais. Além disso, há liberação de endorfina, o que aumenta o estado de atenção, que é bom para o estudo. Existe também um relaxamento muscular com o aumento da temperatura corporal e do fluxo sangüíneo.

Folha - E quais são os efeitos psicológicos?
Rosa - Psicologicamente, há os efeitos relacionados à chamada "hipótese da distração". Quando você "desfocaliza" da apostila _que você não agüenta mais_ e vai fazer uma caminhada, você esquece por um tempo seus problemas. Quando volta, você tem mais ânimo para retomar os estudos. Além disso, o exercício aumenta o sentimento de competência. Se você conseguia caminhar três quilômetros em uma hora e meia e hoje você consegue em uma hora, significa que você se tornou mais competente. Por que não fazer uma transferência positiva dessa sensação para outros aspectos da vida? Tudo isso ajuda também a diminuir a ansiedade, que é natural no vestibulando.

Folha - Quais os exercícios mais recomendados?
Rosa - Os exercícios aeróbios, principalmente a caminhada em um ritmo rápido.

Folha - Que duração devem ter as atividades?
Rosa - Para ter efeito fisiológico, é necessário fazer pelo menos meia hora e em dias alternados. Os efeitos psicológicos são sentidos até em intervalos menores e com atividades mais leves, como em aulas de ioga ou alongamento. Nesse caso, como os impactos são menores, pode-se fazer todos os dias.

Leia mais:

  • Biblioteca é opção para quem gosta do silêncio para estudar

  • Disciplina é fundamental para se preparar sozinho para vestibular

  • "Cada um tem o seu próprio jeito de estudar", diz professor


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página