Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2003 - 07h28

Conhecimento sobre arte pode ser básico

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Para quem acha que "não entende" de arte e que, para desfrutá-la, é preciso conhecimento aprofundado, abaixo exemplos de informações básicas sobre quatro artistas significativos.

Wassily Kandinsky (1866-1944): "Do Espiritual na Arte" e "Improvisação Dilúvio", entre outras obras do artista, parecem apenas um monte de rabiscos bonitinhos. Mas o ponto de partida para a criação foi a audição das peças musicais que Kandinsky tanto apreciava.

Tarsila de Amaral (1866-1973): no famoso quadro "A Negra", a personagem retratada remete à infância de Tarsila na fazenda, quando ouvia histórias da mãe preta. A artista homenageia as raízes brasileiras, com a mulher negra, de lábios grossos, mãos e pés deformados e seios alongados à força para amamentar os filhos às costas durante o trabalho. Um marco do Modernismo.

Alfredo Volpi (1896-1988): sabe-se que ele é o "pintor das bandeirinhas", mas como ele chegou a tais formas simples e de cores vibrantes? Na década de 40, pintando quadros com fachadas de casas, abandonou a perspectiva tradicional, simplificou e geometrizou as formas. Nos anos 50, as bandeirinhas das festas juninas integraram-se às suas fachadas. Posteriormente, destacou-as do seu contexto original. A partir da década de 60, todos os temas são deixados de lado, e as bandeirinhas passaram a ser signos.

Edgar Degas (1834-1917): as esculturas das bailarinas são uma continuação do tema que o artista abordara na pintura. Ao envelhecer, Degas teve problemas de visão e optou pela escultura. O tema das bailarinas lhe permitia estudar detidamente a anatomia e as atitudes do corpo, o equilíbrio das massas e o momento fugaz captado num gesto.

Leia mais:
  • Aproximação com a arte melhora a qualidade de vida
  • Veja o que facilita o envolvimento com a obra de arte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página