Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2003 - 08h58

Calor é chave para controlar doença de Raynaud

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Não existe cura para a doença ou o fenômeno de Raynaud. O que deve ser feito é manter o corpo aquecido e evitar ambientes muito frios e trocas bruscas de temperatura.

"Isso não quer dizer, por exemplo, que o portador de Raynaud jamais poderá esquiar, mas, antes de encarar um inverno rigoroso, é preciso aquecer tanto o corpo quanto a parte afetada, pois de nada adianta colocar luvas e meias e usar roupas finas", aconselha o reumatologista Sebastião Cezar Radominski.

Já o uso de medicamentos é indicado apenas se o paciente sente incômodo ou dor onde há a vasoconstrição e não consegue, com o aquecimento, reverter o quadro.

Segundo o reumatologista Morton Scheinberg, há dois tipos de remédio usados para Raynaud, ambos dilatadores de veias e capilares. O mais comum é o bloqueador de cálcio, substância que, associada à endotelina, causa a constrição dos vasos, dificultando a circulação sanguínea. No exterior, existe também o bloqueador de endotelina, que também funciona como dilatador.

Quem possui o problema costuma ter um método próprio para combater os sintomas. "Tenho o hábito de friccionar e dar constantes baforadas em minhas mãos para aquecê-las", diz Sílvia Santini.

Maria Fernanda Ribeiro faz exercícios regularmente para melhorar a circulação sanguínea. Mas Radominski pede cautela na escolha das atividades físicas: "Dê preferência aos aeróbicos e descarte a natação; mesmo se a água estiver aquecida, é provável haver choque térmico na saída da piscina".

Leia mais:
  • Doença de Raynaud "congela" mãos e pés
  • Teste sua predisposição para doença de Raynaud
  • Sintomas da doença de Raynaud vão da cor à dor


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página