Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2004 - 05h44

Lesões da malhação ocorrem mais na parte superior do corpo

Publicidade

da Folha de S.Paulo

É mais fácil fazer errado um exercício para ombros e braços do que um movimento para fortalecer as pernas, por exemplo. Em conseqüência, são eles que mais causam lesões. Para piorar a situação, esses problemas são mais difíceis de serem tratados.

A informação é do cirurgião ortopédico e especialista em medicina esportiva Ralph Gambardella, consultor da Liga Nacional de Beisebol dos Estados Unidos. Leia a entrevista que ele concedeu por e-mail, de Los Angeles, antes de vir nesta semana ao Brasil para discutir lesões em atletas de fim de semana.

Folha de S.Paulo - Em que atividades as lesões são mais comuns?

Ralph Gambardella - Das atividades listadas nesta reportagem, a corrida produz mais lesões, seguida pela ginástica localizada.

Folha de S.Paulo - Quais são os exercícios mais perigosos?

Gambardella - Exercícios que envolvem a extremidade superior são mais passíveis de serem praticados com erro. Por exemplo, exercícios de peso para os ombros feitos de maneira incorreta podem lesionar o punho. Lesões que resultam de sobrecarga nos ombros ou cotovelos são difíceis de serem tratadas em comparação com os danos nas extremidades inferiores. O ombro é particularmente difícil de ser tratado porque é a junta que possui mais mobilidade no nosso corpo e está mais suscetível à lesão.

Folha de S.Paulo - Há alguma orientação na escolha das modalidades a serem praticadas em um dia na academia?

Gambardella - Não existe problema em combinar atividades, mas o bom senso deve prevalecer. Sempre recomendo atividade aeróbica como bicicleta antes de musculação, porque ela ajuda a aquecer as juntas, os tendões e os músculos, preparando-os para o exercício.

Folha de S.Paulo - Quem corre mais risco de lesões, homem ou mulher?

Gambardella - Ambos sofrem lesões. Porém eles estão mais sujeitos em esportes de alto impacto e elas em atividades aeróbicas. Diferenças anatômicas resultam em diferentes tipos de problema. Por exemplo, mulheres tendem a ter problemas na rótula devido ao fato de a rótula ser mais instável. Jovens ainda em fase de crescimento são mais suscetíveis a lesões porque os tecidos se desenvolvem em ritmos diferentes, e isso pode sobrecarregar os tendões.

Folha de S.Paulo - Os praticantes mais constantes estão mais predispostos a sofrer lesões?

Gambardella - Os atletas de fim de semana que não têm consistência em seus programas de atividade tendem a se lesionar mais. Quem pratica exercício com maior consistência e constantemente está menos sujeito ao risco.

Leia mais
  • Atividades físicas trazem riscos ocultos para o corpo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página