Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2004 - 04h09

Curso sobre bruxaria estreita contato com a natureza

Publicidade

do Agora

Afinal, o que é que se aprende num curso sobre bruxaria? A esotérica Tânia Gori conta: história da bruxaria e noções de práticas esotéricas como tarô e astrologia.

Os alunos também são orientados a relaxar e a estreitar o contato com a natureza. "As pessoas perderam costumes simples, como andar descalças e tomar chuva. Isso faz bem ao espírito", afirma Tânia Gori.

Segundo ela, as técnicas ensinadas durante o curso devem ser usadas apenas para o bem. "No curso para crianças, nós explicamos que não dá para resolver tudo com a magia. Temos que assumir e enfrentar os problemas."

Não são apenas as crianças que despertaram para a magia pelas mãos de Harry Potter. A esotérica Mônica Bonfiglio conta que, antes do lançamento do filme mais recente do bruxo, recebia cerca de 2.200 e-mails por mês com consultas esotéricas. Agora, o número saltou para 3.500.

"A quantidade de homens adultos que passaram a procurar o auxílio do esoterismo me espantou. Antes, 10% dos e-mails eram de homens. Hoje, esse índice é de 40%", afirma a esotérica.

Mônica Bonfiglio atualmente recebe mensagens até de estrangeiros --na última semana, por exemplo, recebeu e-mails enviados por moradores do México, da Argentina e da Inglaterra.

Na opinião dela, Harry Potter é um fenômeno positivo para desmistificar a bruxaria e as demais práticas esotéricas.

"Antes, havia muito preconceito. Hoje isso mudou", diz.

Mesmo sem atender pessoalmente desde 1989 --hoje, ela mantém uma coluna na internet e só responde a consultas por e-mail--, Mônica Bonfiglio mantém uma legião de fãs.

"Muitos artistas ligam para contar sobre projetos e pedir orientações", diz Bonfiglio, que já atendeu gente como cantor Fábio Jr. e os atores Oscar Magrini e Carolina Dieckman. Até Patrick Swayze, ator do filme "Ghost - Do Outro Lado da Vida", já recorreu aos serviços de Bonfiglio.

"A [jornalista] Marília Gabriela também já foi minha cliente e até comentou que meus livros ajudaram na aproximação entre ela e o [seu namorado, Reynaldo] Gianechinni", diz a esotérica.

Leia mais
  • Interesse por bruxaria aumenta com Harry Potter


    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre bruxaria
  • Veja o que já foi publicado sobre Harry Potter

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página